Os índices Nasdaq e S&P 500 encerraram esta quinta-feira (11) em suas máximas históricas de fechamento. Isso aconteceu após as leves quedas que ambos registraram no último pregão (10). Por outro lado, o Down Jones, que havia encerrado a última sessão batendo recorde, teve um recuo tímido. Nesse caso, os sinais de fadiga ficaram mais fortes que o ímpeto dos investidores.
Em resumo, os mercados globais estiveram atentos ao progresso das negociações envolvendo o plano do governo Joe Biden. A saber, o pacote de estímulos contará com cheques diretos à população afetada pela pandemia da Covid-19 nos EUA. Vale ressaltar que o aumento no ritmo das campanhas de vacinação em diversos países elevam os ânimos dos investidores. Aliás, a recuperação da economia global também elevou o otimismo geral.
Além disso, o presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou que o banco continua se comprometendo a manter a política monetária acomodatícia. Dessa forma, continua dando suporte à recuperação do mercado de trabalho dos EUA. “Apesar da velocidade surpreendente da recuperação inicial, ainda estamos muito longe de um mercado de trabalho sólido, com benefícios amplamente compartilhados”, ressaltou.
Veja as variações dos índices americanos
Com essas notícias, os índices acabaram seguindo trajetórias próprias. Nesta quinta, a maior alta percentual veio do índice Nasdaq (0,38%), que renovou sua máxima histórica. Da mesma forma, o S&P 500 também encerrou o pregão batendo recorde, após alta de 0,17%. Nesse caso, setor de tecnologia liderou os ganhos no índice, disparando 1,09%. Contudo, as gigantes da tecnologia fecharam sem direção única: Apple (-0,19%) e Amazon (-0,74%) recuaram, enquanto Microsoft (+0,69%) e Alphabet (+0,11%) subiram.
Por fim, o índice Dow Jones teve um ligeiro recuo de 0,02%, após de ter superado o próprio recorde de fechamento na última sessão.
LEIA MAIS
Banco do Brasil encerra 2020 com queda de 30% do lucro líquido
Índices asiáticos terminam pregão desta quinta (11) sem direção definida