As bolsas de valores da Ásia refletiram o otimismo vindo de Wall Street. Lá, em Nova York, os índices americanos registraram recentes ganhos, atingindo recordes históricos. Assim, após seguirem direções opostas no pregão de ontem (15), os mercados acionários asiáticos acabaram encerrando a sessão desta terça-feira (16) com ganhos generalizados.
Em primeiro lugar, os operadores americanos estão aguardando a reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, que definirá a política monetária do país. Como a reunião dura dois dias, apenas amanhã (17) que haverá a divulgação das decisões tomadas. Esse período que antecede algo tão esperado pelos mercados tende a ser marcado pela cautela, mas não impediu que os investidores buscassem ativos nas sessões.
Também vale destacar a sanção do pacote de estímulos fiscais nos EUA pelo presidente Joe Biden. Em resumo, o programa fornecerá pagamentos de US$ 1.400 à maioria dos americanos para que possam enfrentar a pandemia da Covid-19. Do montante de US$ 1,9 trilhão, haverá o direcionamento de bilhões de dólares para escolas, governos estaduais e locais e empresas que sofreram com as paralisações relacionadas à pandemia da Covid-19, que começaram há um ano. E essa realidade beneficiará não só a economia dos EUA, mas também a de seus parceiros comerciais. Por isso, a expectativa em torno dessa enxurrada de dólares continua elevada.
Por outro lado, pesou negativamente no pregão de hoje o lançamento mais lento de imunizantes contra a Covid-19 na Ásia, quando comparado aos EUA e à Europa. Dessa forma, os investidores agiram com cautela, apesar do número de mortes ter ficado mais baixo em países como Japão, Coréia do Sul e Taiwan. Aliás, notícias envolvendo a vacina da AstraZeneca sobre formação de coágulos sanguíneos e trombose cerebral fizeram diversos países suspenderem sua aplicação. E isso afetou os índices asiáticos.
Bolsas asiáticas terminam pregão sem direção única
Diante dessas notícias, as bolsas asiáticas conseguiram subir no dia. Os avanços mais intensos vieram dos índices chineses Shenzhen Composto (1,08%) e Xangai Composto (0,78%). Também avançou na sessão os índices Kospi, em Seul (0,70%), Hang Seng, em Hong Kong, (0,67%), Nikkei, em Tóquio (0,52%), e Taiex, em Taiwan (0,39%).
Por fim, entre os principais índices asiáticos, apenas o Straits Times, em Cingapura, terminou o dia estável, sem ganhos.
LEIA MAIS
Indicador Antecedente Composto da Economia emenda segunda queda