Os índices chineses encerraram esta semana acumulando ganhos, diferentemente da semana anterior. A saber, em janeiro, as bolsas da China acumularam ganhos, mas não graças à última semana no mês, que trouxe resultados negativos para os índices. Por outro lado, fevereiro começou trazendo um bom resultado para os índices. Aliás, os principais mercados acionários da Ásia também fecharam a sexta-feira (5) no azul.
Em resumo, na semana passada, o que puxou os índices chineses pra baixo foi a preocupação generalizada sobre a postura de aperto de autoridades da China para conter ganhos nos preços de ações. Os investidores ficaram bastante receosos sobre o futuro, pois a postura monetária mais rígida das autoridades chinesas ligava o sinal de alerta. Ao mesmo tempo, os juros de curto prazo do país asiático continuavam subindo. Assim, algumas importantes taxas estavam ficando mais próximas do nível superior da faixa de juros.
No entanto, esta semana trouxe um receio um pouco mais contido em relação a essa postura das autoridades do país asiático. Durante a semana, as taxas, que subiam sem parar, começaram a cair e atingiram o menor nível em duas semanas. Ao mesmo tempo, o banco central da China afirmou que tentará manter a liquidez ampla, de maneira razoável, mas afirmou que não irá realizar um excesso de estímulo para promover a recuperação econômica do país.
Hoje, outro fator de atenção para os índices acionários chineses tem relação com a atividade industrial do país, que cresceu em janeiro. Contudo, no ritmo mais fraco dos últimos cinco meses, devido às novas infecções provocadas pela pandemia da Covid-19. Como de praxe, diversas regiões chinesas adotaram lockdowns para conter o avanço do vírus, e isso afetou diretamente a economia chinesa.
Índices asiáticos encerram no azul
Em meio a estas notícias mistas, as bolsas chinesas acabaram encerrando o dia no azul. Na China, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,17%. Já na semana, a alta foi bem mais expressiva, de 2,5%. Por outro lado, o índice de Xangai registrou queda nesta sexta, de 0,16%. Todavia, encerrou a semana também no azul, subindo 0,4%.
Os outros principais índices asiáticos também fecharam em alta no pregão de hoje. Em síntese, as maiores altas percentuais vieram dos índices Nikkei, em Tóquio (1,54%), S&P/ASX 200, em Sydney (1,11%), e KOSPI, em Seul (1,07%). Também registraram avanços no dia os índices TAIEX, em Taiwan (0,61%), e Hang Seng, de Hong Kong (0,60%). Por fim, a alta mais tímida veio do índice Straits Times, em Cingapura (0,05%).
LEIA MAIS
Ritmo do mercado de trabalho cai em janeiro, segundo FGV
Preços do petróleo sobem, influenciados por decisões sobre cortes de produção