Os índices acionários de Nova York não operam nesta segunda-feira (15). É que lá, nos Estados Unidos, também é feriado, assim como aqui no Brasil, mas não é por causa do Carnaval. Os norte-americanos comemoram na terceira segunda-feira de fevereiro o Dia dos Presidentes. Este feriado federal é reservado à comemoração dos aniversários de dois grandes presidentes americanos: Abraham Lincoln e George Washington, que nasceram nos dias 12 e 22 de fevereiro, respectivamente.
Apesar do clima estar tranquilo em NY nesta segunda, a última semana ficou marcada pelo recorde triplo dos índices acionários locais. E isso aconteceu mesmo com o aumento do receio sobre a alta dos preços das ações. Assim, na última sexta-feira (12), o Dow Jones subiu 0,09% e fechou a semana com ganhos de 1,0%.
Da mesma forma, o S&P também avançou na sexta (0,47%) e no acumulado da semana (1,2%). A saber, o maior ganho em ambos os períodos veio do Nasdaq, que subiu 0,50% na última sexta e 1,7% na semana.
Vale ressaltar que, nos últimos pregões, os índices acabaram fechando alguns dias no azul, mas também tiveram dias de perdas. Essas oscilações refletiram a cautela dos investidores, visto que muitas ações estão cada vez mais caras. Assim, mesmo que a economia norte-americana mantenha o ritmo de recuperação, o retorno futuro tende a ser menor.
Veja o que impulsionou os índices na semana
Em resumo, os mercados globais estiveram atentos ao progresso das negociações envolvendo o plano do governo Joe Biden. A propósito, o pacote de estímulos contará com cheques diretos à população afetada pela pandemia da Covid-19 nos EUA. Aliás, o aumento no ritmo das campanhas de vacinação em diversos países e a recuperação da economia global aumentaram o otimismo dos investidores na semana.
LEIA MAIS
Servidores do DF receberam auxílio alimentação em dobro, diz auditoria