O índice de tecnologia Nasdaq continua escalando novas máximas de fechamento. Nesta terça-feira (9), isso aconteceu pelo quinto pregão seguido. Já S&P 500 não conseguiu emendar o sétimo avanço consecutivo, registrando uma leve queda no dia. No dia, o que movimentou as bolsas de Nova Iorque foi a expectativa em relação ao pacote trilionário de estímulos nos Estados Unidos.
Em resumo, os mercados globais estiveram atentos ao progresso das negociações envolvendo o plano do governo Joe Biden. A saber, o pacote de estímulos contará com cheques diretos à população afetada pela pandemia da Covid-19 nos EUA. Vale ressaltar que o aumento no ritmo das campanhas de vacinação em diversos países elevam os ânimos dos investidores. Aliás, a recuperação da economia global também elevou o otimismo geral.
Além disso, os últimos dias ficaram marcados por balanços corporativos positivos, que, somados ao apoio monetário e fiscal, deram força aos índices norte-americanos. No entanto, o surgimento de novas variantes da Covid-19 ainda preocupa os mercados, visto que são novas cepas, que ainda precisam ser analisadas.
Veja as variações dos índices americanos
Nesse cenário, a Nasdaq conseguiu subir novamente, pela quinta vez seguida. Em suma, ganhos de Apple Inc, Amazon.com Inc e Alphabet Inc (controladora do Google) puxaram o índice pra cima, no início da sessão. Contudo, no decorrer do dia, perderam um pouco a força e a Nasdaq avançou levemente no dia (0,14%), mas o suficiente para alcançar um novo recorde.
Já os índices S&P 500 e o Dow Jones fecharam o pregão no vermelho, mas as quedas foram bem leves, de 0,11% e 0,03%, respectivamente.
Por fim, vale destacar que o setor de energia caiu 1,5%, após o recente rali de mercado, enquanto o índice de serviços de comunicação subiu (0,2%).
LEIA MAIS
Dólar sobe, impulsionado por incertezas sobre a saúde fiscal do Brasil
Ibovespa encerra pregão com leve queda, puxado por risco fiscal