Os Estados Unidos encerraram outubro com dados menos expressivos que o esperado. A saber, o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial recuou de 60,7 pontos em setembro para 58,4 pontos em outubro, menor nível em dez meses. O instituto de pesquisas IHS Markit divulgou os dados nesta segunda-feira (1º).
Embora o índice tenha desacelerado no mês, o patamar continua indicando expansão do indicador. Em resumo, níveis acima dos 50 pontos representam expansão da atividade, enquanto valores menores que essa marca indicam retração.
Mesmo seguindo acima de 50 pontos, a trajetória de queda do PMI dos EUA preocupa. Aliás, o recuo superou as estimativas de queda de analistas, que acreditavam que o indicador cairia para 59,3 pontos no mês.
“O setor manufatureiro dos EUA continua a correr quente, com a demanda mais uma vez avançando bem à frente da capacidade produtiva, com as companhias reportando amplos problemas com as cadeias de abastecimento e a disponibilidade de mão-de-obra”, explicou o economista-chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson, em setembro.
Veja mais detalhes do desempenho industrial no mês
De acordo com o economista, a queda do índice industrial no mês passado ocorreu devido à “incapacidade (da indústria) de responder à demanda, em meio a uma escassez próxima do recorde de materiais e mão-de-obra”. Isso atrasou “sem precedentes” o trabalho no país, que ficou cada vez mais acumulado, segundo o economista do IHS.
Além disso, o índice ISM caiu levemente de 61,1 pontos em setembro para 60,8 pontos em outubro. Nesse caso, o recuo foi menor que as projeções de analistas, que apontavam um queda para 60,3 pontos no mês.
A saber, o subíndice referente a preços na manufatura teve um forte avanço de 81,2 pontos em setembro para 85,7 pontos em outubro. Em contrapartida, o subíndice de emprego recuou de 52 para 50,2 pontos no mês.
Por fim, as novas encomendas à indústria tombou 66,7 pontos para 59,8 pontos entre setembro e outubro. Isso ocorreu em meio à alta dos estoques, de 55,6 para 57 pontos, e à estabilidade na produção, que passou de 59,4 para 59,3 pontos no mês.
Leia Mais: Lucro da Multiplan despenca 82% no terceiro trimestre