A Alemanha encerrou setembro com fortes quedas nos setores industrial e de serviços. A saber, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto despencou de 60,0 pontos em agosto para 55,3 em setembro. O instituto de pesquisas IHS Markit divulgou os dados nesta quinta-feira (23).
Embora o índice tenha apresentado forte desaceleração, o patamar continuou indicando expansão dos setores de serviços e industrial em setembro. Em resumo, níveis acima dos 50 pontos indicam expansão da atividade, enquanto valores menores que esse nível indicam retração.
Esse resultado aconteceu graças ao recuo do PMI industrial da Alemanha, que desacelerou de 62,6 pontos para 58,5 pontos entre agosto e setembro. A propósito, a expectativa dos analistas era que o índice caísse bem menos, para 61,5 pontos.
Da mesma forma, o PMI de serviços do país também tombou em setembro. Em suma, o índice caiu de 60,8 pontos em agosto para 56 pontos em setembro. Os analistas também projetavam uma desaceleração bem menor, para 60,3 pontos.
Veja mais detalhes do desempenho do índice em setembro
De acordo com analistas, esses resultados de setembro confirmam a forte desaceleração da recuperação econômica alemã. O recuo aconteceu por duas razões principais: maior aproximação com o nível dos PMIs da zona do euro antes da pandemia da Covid-19 e escassez de oferta.
Em síntese, o mundo enfrenta uma forte crise global de semicondutores. Além disso, outros setores continuam sofrendo com quarentenas, altas pressões inflacionárias e gastos bastante elevados da energia. Esses fatores estão afetando boa parte do planeta.
Por fim, a Delta, variante mais transmissível já sequenciada do novo coronavírus, continua elevando os casos e mortes no mundo. Os Estados Unidos já registram há quase uma semana uma média diária superior a dois mil mortos. Já as pesquisas divulgadas sobre a economia chinesa mostram que ela perde fôlego a cada mês. Tudo isso afeta o mundo inteiro, pois estas são as duas maiores economias globais. A Alemanha é a terceira.
Leia Mais: Dólar tem leve alta após decisão do BC em elevar taxa de juros do país