O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou os dados mais recentes de sua pesquisa sobre o indicador de investimentos no país. De acordo com o instituto, o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) de fevereiro caiu 1,1% em relação ao mês anterior.
No entanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, os investimentos cresceram 7,8% no Brasil. Da mesma forma, o FBCF registrou um aumento expressivo de 22,4% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, quando comparado ao mesmo trimestre móvel de 2020.
Em resumo, o indicador FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia. Além disso, também indica a reposição da depreciação do estoque de capital fixo. Assim, ao analisar tais dados, a taxa acumulada nos últimos 12 meses passou de -1,4% para -1,1%.
Entenda o indicador FBCF
Segundo o Ipea, o indicador FBCF é composto por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. Em suma, a produção de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno caiu 4,3% no mês, após ficar praticamente estável em janeiro.
Ao mesmo tempo, a importação destes produtos disparou 13,1% no mesmo período. Já o consumo aparente de máquinas e equipamentos caiu 2,9% em fevereiro. Contudo, encerrou o trimestre móvel com um crescimento expressivo de 47,2%.
O Ipea também mostrou que os investimentos na construção civil emendou a segunda queda seguida (-1,2%), após oito meses de alta. Assim, o segmento acumulou um crescimento de 2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro, mas acumula retração de 1,3% nos últimos 12 meses.
Por fim, na comparação com fevereiro do ano passado, os resultados alcançados em 2021 foram superiores, com o segmento de máquinas e equipamentos liderando os ganhos (9,7%). Da mesma forma, também subiram construção civil (2,3%) e outros ativos fixos (18,1%).
Leia Mais: Confiança empresarial volta a subir após seis meses seguidos de queda