A atividade econômica do Brasil caiu 0,43% em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. A saber, o recuo do indicador ocorre após a alta de 0,85% registrada em abril. O número passou por um ajuste sazonal para que houvesse “compensação” em relação aos períodos diferentes.
A propósito, estas informações compõem o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC). A entidade financeira divulgou nesta quarta-feira (14) os dados do indicador, que é considerado a ‘prévia‘ do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Em contrapartida, houve avanço na comparação interanual, com o IBC-Br disparando 14,21% em relação a maio de 2020. Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia da Covid-19 em março do ano passado. Por isso, o comparativo anual ficou tão expressivo.
Com o acréscimo do resultado de maio, o indicador passa a acumular avanço de 6,60% nos cinco primeiros meses de 2021, sem ajuste sazonal. A saber, os outros resultados foram os seguintes: janeiro (0,61%), fevereiro (1,65%), março (-1,61%) e abril (0,85%).
O recuo em maio fez o IBC-Br cair para 139,11 pontos. Dessa forma, o indicador volta a ficar abaixo do nível registrado em fevereiro de 2020 (139,35 pontos), último mês antes da decretação da crise sanitária no mundo. Já nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 1,07% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.
Entenda o indicador do BC
A saber, o IBC-Br é uma ‘prévia’ do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Dessa forma, o IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica do Brasil e ajuda o Banco Central na tomada de decisões em relação à taxa básica de juros, a Selic.
Com isso, o índice abrange informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Assim, o BC contabiliza tudo isso para determinar a prévia do PIB do país, mesmo que não figure como o indicador oficial do país.
Por fim, o BC criou o indicador para realizar um acompanhamento mensal da atividade econômica do país. No entanto, vale reforçar que o indicador oficial é o PIB calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), cuja divulgação acontece de maneira trimestral.
Leia Mais: Preços do petróleo sobem em meio a projeções de queda da oferta global