A atividade econômica do Brasil cresceu 0,64% em dezembro do ano passado e registrou o oitavo avanço seguido. Com o crescimento, o indicador atingiu 138,33 pontos no mês. Contudo, o nível ainda está abaixo do patamar verificado antes da pandemia da Covid-19. A propósito, em fevereiro de 2020, o indicador da atividade econômica estava em 140,02 pontos. As informações são do Banco Central, que divulgou nesta sexta-feira (12) o resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de dezembro de 2020.
Com o resultado, o levantamento do BC indica forte queda de 4,05% em 2020. Este resultado é considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Caso haja confirmação da retração, o resultado interromperá três anos seguidos de crescimento do PIB. Aliás, essa será a maior queda desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996. Até aquele ano, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) calculava o PIB brasileiro.
Em resumo, a alta do indicador seguiu a seguinte trajetória: maio (2,15%), junho (5,23%), julho (2,42%), agosto (1,62%), setembro (1,68%), outubro (0,75%) e novembro (0,68%). Nesse caso, vale ressaltar que houve revisão do número de novembro, que inicialmente apontava alta de 0,59%. Além disso, verifica-se uma desaceleração intensa na taxa de crescimento do indicador. O BC também informa que os dados são dessazonalizados, o que significa que há ajustes de acordo com as características de cada mês.
Entenda o indicador
A saber, o IBC-Br é uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Dessa forma, o IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica do Brasil e ajuda o Banco Central na tomada de decisões em relação à taxa básica de juros, a Selic. Com isso, o índice abrange informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.
Por fim, o BC criou o indicador para realizar um acompanhamento mensal da atividade econômica do país. No entanto, vale reforçar que o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), cuja divulgação acontece de maneira trimestral.
LEIA MAIS
Dólar opera instável nesta sexta (12) em meio a incertezas internas
Ibovespa opera em queda nesta sexta (12) com preocupações internas