O Indicador Antecedente Composto da Economia Brasileira (IACE) caiu 0,6% em fevereiro deste ano. Com o resultado, recuou para 123,0 pontos no segundo mês de 2021. Esta é a segunda queda seguida do indicador, que apresentou leve alta de 0,4% em dezembro do ano passado. A saber, as informações fazem parte do levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com The Conference Board (TCB). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16).
De acordo com a FGV, o Indicador Coincidente Composto da Economia Brasileira (ICCE), que mensura as condições econômicas atuais do país, apresentou um avanço tímido no período (0,2%), alcançando os 98,9 pontos em fevereiro deste ano.
“A elevação do ICCE em fevereiro é por um lado muito modesta e por outro ainda concentrada, principalmente na atividade industrial, enquanto os demais setores já sofrem os efeitos do recrudescimento da pandemia”, afirma Paulo Picchetti do FGV IBRE. Em outras palavras, Picchetti destaca que as expectativas em relação ao setor industrial, que continua se destacando, já indicam que os resultados nos próximos meses não serão tão expressivos assim. E isso acontecerá devido aos desafios provocados pelas novas medidas de restrição à circulação de pessoas, sem contar nos limites envolvendo as políticas de estímulos econômicos. “Não há sinais de retomada robusta do nível geral de atividades no horizonte visível”, explicou Picchetti.
Veja outros detalhes do indicador
Em suma, o IACE possui oito componentes que, segundo a FGV, possuem bastante eficiência de maneira individual. A saber, estes itens medem a atividade econômica do país. Assim, com essa singularidade, cada um deles contribui para que o indicador fique livre dos chamados “ruídos”. Dessa forma, a tendência econômica efetiva tende a ser a revelada.
Saiba o que é The Conference Board
Por fim, o TCB é um think tank, que significa laboratório de ideias, com foco em seus afiliados. Ele produz reflexões confiáveis sobre o futuro. Fundado em 1916, não possui fins lucrativos e é uma entidade apartidária.
LEIA MAIS
Criação de empregos formais em janeiro atinge melhor resultado da série