O Auxílio Brasil é um programa do Governo Federal que visa melhorar a qualidade de vida de diversas famílias em situação vulnerável. E, por sua popularidade, diversas famílias tentam obtê-lo. No entanto, ele oferece ajuda limitada, por isso não basta apenas preencher os requisitos: há que esperar a sua vez para ser contemplado pelo benefício.
Por isso, uma ótima notícia para diversas famílias que esperam pelo recebimento do auxílio é que o governo prometeu a inclusão de mais 400.000 famílias no programa! Continue acompanhando este artigo para saber mais detalhes sobre essa novidade!
Inclusão de milhares de famílias no Auxílio Brasil
O Governo Federal anunciou que incluirá cerca de 400.000 famílias no programa Auxílio Brasil, o que significa uma redução drástica na fila de espera na qual se encontram diversas famílias. E a promessa se deu ainda para este mês (outubro de 2022). Se ela for cumprida, milhares de famílias receberão em suas contas as parcelas do auxílio que tanto ajuda nas contas de casa e a colocar comida na mesa.
Mas o recebimento apenas é possível para aquelas famílias que possuem cadastro para serem incluídas no programa, bem como para aquelas que preenchem todos os requisitos para o seu recebimento. Além disso, é preciso que o cadastro esteja atualizado, do contrário, não há o recebimento.
Como funciona a fila de espera
O Auxílio Brasil vem como ajuda financeira a famílias carentes, que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. As famílias que quiserem recebê-lo devem se cadastrar no CadÚnico, de onde o governo tirará os dados e informará se elas estão ou não aptas a receber o benefício. É preciso, para isso, estar com o cadastro atualizado e cumprir os requisitos para ingressar no programa.
Mas, como a demanda para ele é muito grande, o acesso ao benefício não é imediato. Isso porque, mediante a liberação de verba, o governo consegue atingir um número determinado de famílias. E é justamente por isso que existem as folhas, para priorizar aquelas famílias que cumprem os requisitos e estão aguardando por mais tempo.
Entenda o procedimento para o recebimento do auxílio
Primeiramente, se você se encaixa nos requisitos para o recebimento do Auxílio, como ter renda mensal de, no máximo, R$210,00, é preciso fazer o cadastro no CadÚnico visitando o CRAS da sua cidade. Depois disso, os seus dados serão validados pelo governo e, caso ele considere que você e sua família estão aptos para o seu recebimento, vocês entrarão na fila de espera.
Quando o governo tiver nova liberação de verba do Auxílio Brasil, ele fará a fila andar, chamando as famílias que estão aguardando. Entretanto, apenas serão chamadas famílias que já possuem o cadastro, por isso é preciso fazê-lo o quanto antes para receber o valor quando a fila andar.
O governo deverá incluir, até o final deste mês, mais de 400.000 famílias para o recebimento do benefício. Por isso, pessoas que fazem jus a ele estão em uma ótima época para realizar o seu cadastro. Dessa forma, este é o momento ideal para realizar o seu.