Roupas apertadas, abdômen distendido, pernas pesadas e inúmeros outros incômodos causados pelo inchaço corporal podem se evitados, por meio de uma alimentação estratégica.
Isso porque, determinados tipos de alimentos podem vir a causar a retenção de líquido, um dos motivos do inchaço, assim como outros alimentos garantem a eliminação desse líquido.
Dentre os alimentos considerados vilões para inchaço corporal vale a pena evitar os seguintes.
Alimentos que contribuem para a retenção de líquido
- Bebidas gaseificadas
- Enlatados
- Embutidos
- Temperos e molhos prontos
- Gelatinas
Além desses, toda fonte abundante de sódio (sal) deve ser reduzida da dieta, já que quando há muito sódio ao redor do sangue, a água deixa de ficar na célula causando seu inchaço.
Em contrapartida desses alimentos há também aqueles que auxiliam na eliminação do líquido fazendo todo o corpo desinchar.
Alimentos que contribuem para diminuição do inchaço
- Água de coco
- Chás naturais
- Pepino
- Agrião
- Melão
- Melancia
Por serem ricos em água, esses alimentos ajudam na circulação sanguínea e logo na drenagem natural do corpo.
Também é importante consumir no mínimo dois litros de água por dia, a fim de eliminar toxinas do corpo e garantir um bom funcionamento dos rins, sistema circulatório e linfático.
Outros métodos para ajudar a reduzir o inchaço corporal
Sem dúvidas, a alimentação e consumo adequado de água são fatores essenciais para lidar com o inchaço corporal, entretanto, há outros métodos que podem potencializar esse objetivo. Veja alguns exemplos!
1. Praticar atividade física
Durante a prática de uma atividade física, o corpo passa por uma intensa contração muscular. Essa contração melhora a circulação sanguínea, inclusive, a transpiração causada pelos movimentos também ajuda na eliminação da água em excesso.
O ideal é práticar no mínimo 30 minutos de atividades por dia.
A prática de atividades físicas aliada a uma dieta equilibrada certamente irá solucionar o problema de inchaço, como também garantir mais saúde e qualidade de vida.
2. Drenagem linfática
Além de prazerosa e relaxante, a drenagem linfática também é uma estratégia extremamente eficaz no combate ao inchaço e retenção de líquido.
Durante a massagem, os líquidos e toxinas do corpo são drenados até os gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.
Essas manobras manuais acabam estimulando todo o sistema linfático, cuja principal função é produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea.
3. Medicação diurética
Caso o inchaço seja muito intenso, nada melhor do que buscar uma avaliação médica para adotar medidas mais radicais.
De acordo com o estado do paciente, o médico pode introduzir medicações diuréticas, que tem como objetivo aumentar a excreção de água pelos rins ao induzir o maior fluxo de urina, a fim de eliminar o sal do organismo ou diminuir sua reabsorção pelos tubos renais.
Leia também: Sintomas da menopausa podem ser amenizados com alimentação estratégica