Um incêndio nesta quarta-feira (10) destruiu completamente o site SBG-2, da provedora de serviços OVH, em Estrasburgo, na França. Com o incidente, milhares de sites, incluindo alguns populares, saíram do ar. Dentre esses endereços eletrônicos famosos estão os dos plug-ins WP Rocket e Imagify, usado na maioria dos sites nos dias atuais.
Atualmente, o OVH é o terceiro maior provedor de serviços de data center do mundo e o maior da Europa. A empresa atingida pelo incêndio realiza serviços na América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Até o momento, não há informações de que clientes brasileiros tenham sido atingidos.
De acordo com as informações, o incêndio começou em um dos quatro data centers do site. Mesmo com a ação imediata do Corpo de Bombeiros local, que se prolongou por cerca de duas horas, as instalações acabaram totalmente destruídas.
Segundo as informações divulgadas pela OVH, não houve registro de feridos e nem mortos durante o incidente. Além disso, a empresa afirmou que todo o site foi isolado, o que impactou todos os serviços da companhia, que chegou a indicar que seus clientes ativassem um plano de recuperação de desastres.
“Os nossos serviços foram completamente impactados. Se a sua produção for em Estrasburgo, recomendamos a ativação do seu Plano de recuperação de desastres. Todas as nossas equipes estão totalmente mobilizadas junto com os bombeiros. Manteremos você atualizado conforme mais informações estiverem disponíveis”, informou a empresa.
OVH pede desculpas aos clientes
“Estamos totalmente envolvidas no apoio a nossos clientes, para implementar soluções e mitigar o impacto da indisponibilidade de nosso site em Estrasburgo”, informou a empresa.
Além disso, na nota, a companhia chega a pedir desculpas pelas dificuldades e desafios que o incêndio tem causado e causará não só a ela, como também aos seus clientes.
“Temos o compromisso de continuar a nos comunicar com a maior transparência sobre a causa do incêndio e suas consequências. No momento, estamos avaliando o impacto desse incidente e nos comunicaremos com a maior transparência possível sobre o andamento de nossas análises e a implementação de soluções”, divulgou a OVH.
Veja também: Vídeo: raio atinge pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo