Um incêndio atingiu uma área com leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, em São Luís, no Maranhão. De acordo com as informações oficiais, tudo aconteceu nesta terça-feira (2). Ninguém teve ferimentos.
Segundo o próprio Governo do Maranhão, essa área com novos leitos de UTI passou por uma inauguração ainda na segunda-feira (1). Por isso, o local não tinha ninguém ainda. As pessoas iriam começar a chegar no decorrer dessa semana.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do estado, o fogo consumiu apenas uma parte do teto do Hospital Aquiles Lisboa. Esse é portanto o hospital onde os leitos ficam. Não há registros de estragos grandes nos equipamentos novos.
Mas o susto foi grande. Alguns enfermeiros afirmaram que pensaram que tudo ia se acabar no fogo. Os Bombeiros afirmaram que a suspeita é que o incêndio começou por causa de um problema no ar-condicionado.
O equipamento era novo, mas provavelmente deu algum tipo de problema por causa do sistema elétrico do local. Seja como for, as investigações irão continuar. O objetivo agora é saber o que aconteceu de certeza.
UTI para Covid-19
Vale lembrar que incêndios em hospitais que tratam Covid-19 estão acontecendo com uma certa frequência não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Em 2020, a Rússia registrou três incêndios com mortos em hospitais em um intervalo de menos de dois meses.
Aqui no Brasil, o Rio de Janeiro registrou dois incêndios em dois meses. Um em novembro, em uma unidade em Bonsucesso e outro em dezembro, em um hospital de São Gonçalo. Esses casos ainda estão sob investigação.