O Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), que já virou o queridinho entre os brasileiros, bateu um novo recorde nesta quarta-feira (6).
A saber, pela segunda vez, a modalidade superou a marca de 170 milhões de transações em 24 horas.
Mais precisamente, somente no último dia 6, foram feitas 178,686 milhões de transferências via Pix para usuários finais.
E o que mais impressiona é que a alta demanda não comprometeu o funcionamento do Pix. De acordo com o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia.
Vale mencionar que o recorde anterior tinha sido registrado em 20 de dezembro de 2023, com um número de 178,091 milhões de transações em um único dia.
Pix
Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de fevereiro, 160,83 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes.
Desse total, 146,95 milhões eram pessoas físicas; e 13,88 milhões, pessoas jurídicas. Em janeiro, segundo os dados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 1,82 trilhão movimentados por mês.
E você, é do time que nem sai mais com dinheiro físico e só usa Pix para todo lado?
Pagamento de multa eleitoral
Como todo mundo usa essa modalidade de pagamento, é interessante salientar que você pode acertar as suas pendências de multa eleitoral via Pix. Sabia disso? Sim, é isso mesmo. Ainda mais, outras opções são boleto e cartão de crédito.
Desse modo, o primeiro passo é consultar a sua situação, para descobrir se tem alguma multa em aberto.
1º passo – Consulte sua situação eleitoral
Consultar a situação eleitoral é simples, fácil e pode ser feito pelo seu celular.
Para tanto, basta acessar o Portal do TSE, informar nome, número do título ou CPF, data de nascimento e os nomes da mãe e do pai.
Depois, clique no botão amarelo “Consultar”. Se você não tem pendências, tudo certo. Mas, se descobriu a existência de débitos eleitorais, pule para a próxima etapa.
2º passo – Tenho uma ou mais multas. E agora?
Se você faltou e não justificou a ausência às urnas em uma eleição passada ou deixou de comparecer aos trabalhos eleitorais, terá de pagar uma multa.
Mas fique tranquilo: a solução está ao alcance de um clique.
Na mesma página da consulta, você pode escolher a forma de pagamento: por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.
Em complemento, caso prefira, também é possível quitar o seu débito pelo aplicativo e-Título, disponível nas plataformas iOS e Android.
Com informações da Agência Brasil e do Tribunal Superior Eleitoral