O período de declaração do Imposto de Renda está chegando ao fim e, com isso, será iniciada as restituições para os contribuintes. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio para contribuintes que atenderam determinadas regras de prioridade. Devido à aproximação do pagamento da restituição, a Receita Federal decidiu alertar os contribuintes sobre uma questão.
De acordo com a Receita Federal, os contribuintes devem ter cuidado com os sites de empresas que prometem a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Estes sites costumam prometer vantagens financeiras, coletando dados dos contribuintes, bem como documentos e informações fiscais. “Em alguns casos, muitas solicitam até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” a antecipação da restituição do imposto de renda. Esteja atento, isso não é real e pode até ser ilegal”, apontou a Receita Federal em nota divulgada em seu site oficial.
Até então, a Receita Federal já recebeu mais de 26 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física neste ano. A projeção é de que 39,5 milhões de declarações sejam realizadas até a data limite, 31 de maio. É importante que contribuintes façam a declaração quanto antes para evitar problemas com o Fisco.
Funcionamento do golpe da restituição do Imposto de Renda
Geralmente, o golpe se inicia através do envio de um e-mail, SMS ou mensagens de WhatsApp. As notificações vêm de remetentes que se dizem falar em nome do governo federal, simulando até mesmo o design e a aparência da Receita ou do Governo Federal. No conteúdo do portal, existe uma opção para receber antecipadamente altos valores de restituição da declaração.
É importante lembrar que a modalidade de antecipação da restituição existem, no entanto, através de instituições financeiras devidamente credenciadas para realizar a operação. Nesse sentido, a antecipação costuma envolver taxas, prazo de contratação, sendo assim, busque sempre se sua instituição financeira de confiança realiza a operação e faça a mesma através dela. Em alguns casos, os golpistas exigem até mesmo um pagamento por parte dos contribuintes para que o processo de liberação dos valores da restituição seja adiantado.
Uma outra dica, antes de solicitar a antecipação da restituição do Imposto de Renda com sua instituição financeira, é verificar em qual lote o contribuinte receberá de fato os valores por parte da Receita Federal, evitando, assim, pagar juros extras e se enrolando com dívidas devido a uma desinformação.
Aqueles que desejam consultar a data do pagamento da restituição poderão consultar a primeira leva de valores a serem restituídos na próxima quarta-feira (24), conforme divulgou a própria Receita Federal. No primeiro lote, serão contemplados principalmente contribuintes dos grupos prioritários, como: idosos, pessoas com doenças graves, pessoas com deficiência, professores, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix e, por fim, demais contribuintes que foram contemplados em receber a restituição ainda no primeiro lote. Os demais lotes serão pagos no último dia útil de cada mês, sendo o último mês de restituição setembro.