A Receita Federal revelou nesta quinta-feira (1º), o balanço geral do número de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023) entregues até o prazo oficial. A saber, a data limite foi até esta quarta-feira (31).
Então, segundo a Receita, até às 24 horas desta quarta, 41.151.515 declarações referentes ao ano-calendário 2022 foram enviadas.
Sendo assim, quem entregou a declaração de Imposto de Renda, pode ficar relativamente tranquilo. A única tarefa restante é conferir o status da declaração.
Siga a leitura para ter mais detalhes.
Minha Casa Minha Vida: CAIXA pode perder a exclusividade das operações? Veja aqui
Como consultar o status da minha declaração do Imposto de Renda?
Ao entrar na página da Receita Federal, você deve acessar o Portal e-CAC, escolher a opção “Acesso GOVBR”, clicar no botão “entrar com gov.br”. Em seguida, digite o CPF e a senha.
Já dentro do Portal e-CAC, na tela principal, o contribuinte deverá acessar a opção “Declarações e Demonstrativos”. Na sequência, precisa clicar em “Meu Imposto de Renda” para visualizar a aba contendo as “Declarações do IRPF” disponíveis para consulta do processamento.
Ainda mais, o acompanhamento por meio do acesso ao portal e-CAC é importante porque permite a visualização do resultado de processamento da declaração e, em caso de malha fiscal, possibilita ao contribuinte fazer a autorregularização antes de qualquer procedimento de ofício por parte do Fisco.
Confira ainda: CAIXA libera saque emergencial do FGTS; veja quem pode sacar até R$ 6.220
Malha fina
A saber, se a declaração do Imposto de Renda está em malha é porque a Receita Federal entendeu que houve algum erro no preenchimento ou que o contribuinte deixou de informar alguma coisa.
Nesse caso, o contribuinte pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação expedido pela Receita Federal do Brasil.
Contudo, se o contribuinte considerar que todas as informações estejam corretas ou que a pendência da declaração depende da apresentação de documentos, o contribuinte pode entregar voluntariamente os documentos que comprovem as informações prestadas na sua declaração.
Vale destacar que a entrega deve ser feita diretamente pelo “portal e-CAC”, em formato digital utilizando os aplicativos e-Defesa e o e-Processo.
Desse modo, os documentos serão analisados pela Receita Federal e, se comprovarem as informações apresentadas na declaração, ela deixará a malha fiscal e seguirá o processamento normal.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: VITÓRIA! Programa que concede desconto em dívidas é PRORROGADO; veja detalhes