O pagamento da restituição do imposto de renda aconteceu nessa segunda-feira, 31, para milhões de brasileiros. O valor representa o terceiro lote de pagamento, o qual se destina a apenas uma parte das pessoas que declararam os rendimentos e têm direito ao valor de volta. Contudo, muita gente ainda não conseguiu acessar o dinheiro.
Por isso, hoje vamos entender quem tem direito a receber esse dinheiro, além de entender como encontrá-lo de forma simples. Vale lembrar que a restituição se destina a quem pagou mais impostos que o devido e o programa da Receita Federal anuncia, no momento da declaração, quem vai receber.
Quem recebeu o valor do imposto de renda?
Nesta segunda-feira, 31, o governo distribuiu os valores do terceiro lote da restituição do imposto de renda. Ao todo, foram R$ 7,5 bilhões distribuídos para 5.632.036 contribuintes que receberam a restituição Estimativas iniciais apontavam para 39 milhões de brasileiros declarando os impostos e, por isso, existem diversas rodadas de pagamentos.
Além da consulta, liberada na segunda-feira, 24, é preciso ficar atento aos dias dos pagamentos:
- 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda, basta informar alguns de seus dados. Dessa forma, é preciso informar o seu CPF, a sua data de nascimento e também colocar o exercício que deseja consultar, neste caso, 2023. Para ver se você recebeu, basta clicar aqui.
Vale ressaltar que, caso você esteja na lista, a Receita Federal também mostra os dados da conta onde o depósito foi efetuado. Caso a conta não exista ou esteja cadastrada de forma errada, o beneficiário precisa comparecer a uma agência do Banco do Brasil, portando seus documentos, para efetuar o saque do valor da restituição do imposto de renda.
Leia: Troque esta moeda de 50 CENTAVOS por R$ 500 com alguns simples passos
O que fazer com o dinheiro?
Ao receber o valor da restituição na conta bancária ou sacar na agência bancária do Banco do Brasil, especialistas alertam para o correto uso desse dinheiro. Isso porque a restituição do imposto de renda pode ser um valor que ajuda nas contas de casa. Apesar disso, também pode representar um aporte extra na reserva de emergência dos brasileiros.
Por isso, a prioridade de uso do valor é a quitação das dívidas. Dessa forma, ao receber a restituição, o cidadão deve analisar se, com ela, é possível quitar alguma dívida existente. Em caso de duas ou mais dívidas, o cidadão precisa priorizar aquela que tem a maior taxa de juros para evitar que se torne um problema ainda maior.
Caso o endividamento esteja controlado, especialistas recomendam utilizar o dinheiro para aprimorar a reserva de emergência, que é um investimento para suprir, financeiramente, o investidor para casos emergenciais. Somente após esse passo a passo é que o investidor deve usar o valor do imposto de renda para investimentos mais arrojados.
Veja também: Descubra quais DOCUMENTOS são requeridos para obter REDUÇÃO na fatura da CONTA de LUZ