Os pagamentos do 5º lote da restituição do imposto de renda serão realizados pela Receita Federal nesta quinta-feira (30). A saber, a consulta aos contribuintes para esse lote foi aberta no dia 23 de setembro.
O pagamento deste lote, que terá valor total de R$ 562 milhões, será feito para 358.162 contribuintes.
De acordo com a Receita Federal, cerca de 60% das declarações entregues possuem imposto a restituir. No entanto, 19% deve pagar algum valor em imposto.
A partir de outubro, serão liberadas as restituições aos contribuintes que caíram na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e que tenham retificado a declaração.
Consulta ao último lote de restituição
Se quiser acompanhar esse lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
No site você encontra orientações e canais de prestação do serviço, o que permite a consulta simplificada ou a consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Neste quinto lote, os contribuintes com prioridade são:
- Idosos com mais de 80 anos (4.955);
- Contribuintes entre 60 e 79 anos (47.465);
- Contribuintes que possuem alguma deficiência física, mental ou moléstia grave (4.927);
- Contribuintes que tem no magistério sua maior fonte de renda (19.211);
- Além desses, 281.604 contribuintes sem prioridade legal, de acordo com a Receita Federal.
Como recebo a restituição do imposto?
O pagamento é realizado diretamente na conta bancária que foi informada na sua declaração. Sendo assim, se houver algum problema na realização do crédito, como por exemplo, se a conta informada tiver sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088.
Leia ainda: Precisa de ajuda para pedir segunda via do cartão Bolsa Família? Confira as orientações