A Receita Federal pagou nesta terça-feira, 31, um lote residual da restituição do Imposto de Renda para milhares de pessoas. O valor, que surpreendeu muita gente, estava parado à espera de alguns cidadãos que precisavam ajudar a declaração anual. Com isso, o governo encerrou as rodadas de pagamento aos brasileiros.
Por isso, hoje vamos entender o que é o lote residual do Imposto de Renda e o que fazer para acessar esse valor de forma simples.
O que é o lote residual?
O lote residual do Imposto de Renda é algo comum e não há nenhum problema em receber a restituição dessa forma. Contudo, ele deixa um alerta importante para quem chegou nesse ponto, dado que indica sinais de erros na declaração dos dados à Receita Federal. Por isso, é importante ficar atento.
Isso porque o lote residual se destina a pessoas que precisaram fazer a retificações ou outras correções na declaração do Imposto de Renda. Com isso, não existe relação com a malha fina da Receita Federal, que tem outros procedimentos e tem, inclusive, a incidência de multa.
Dessa forma, se você precisou corrigir algum dado da declaração e não recebeu nos lotes padrão, o seu pagamento deve ter acontecido hoje. Caso não, você deve entrar no portal do gov.br para saber como está a sua situação com a Receita Federal.
Para saber se você tem direito ao pagamento do lote residual do Imposto de Renda, basta seguir um simples passo a passo. Isso porque é só ir no site da Receita Federal e, posteriormente, clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois disso, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
Como acessar o dinheiro do Imposto de Renda?
Se você está com a situação cadastral regular e tem direito ao Imposto de Renda, o primeiro passo é sempre acessar todas as suas contas bancárias para ver onde está o valor. Isso porque o pagamento acontece de forma automática para a conta bancária cadastrada na hora da declaração.
Se você analisou todas as contas e não achou o dinheiro, será preciso ir até uma agência do Banco do Brasil. Além disso, será preciso apresentar um documento de identificação para ver onde está o valor. Caso haja, de fato, erro no pagamento, você conseguirá sacar o dinheiro diretamente na agência.
Ao todo, foram milhares de pessoas recebendo os valores nesta terça-feira, conforme o recorte abaixo:
- Idosos acima de 80 anos: 6.106
- Pessoas com 60 a 79 anos: 54.438
- Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 6.491
- Cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério: 16.874
- Declarantes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber via Pix: 119.040
- Contribuintes não prioritários: 151.560
Para o próximo ano, especialistas recomendam uma maior atenção na declaração. Em caso de necessidade, fale com um contador de confiança.