Com a prorrogação do prazo para a declaração do Imposto de Renda, os cidadãos ganharam um tempo a mais para se organizarem. Essa tradicional obrigação dos brasileiros com a Receita Federal pode se tornar um grande problema, caso haja falta de atenção, de documento ou por algum erro mesmo.
Publicada pelo Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 2.077 prorrogou até o dia 31 de maio de 2022 o prazo para os brasileiros fazerem suas declarações à Receita.
De acordo com o portal de notícias Agência Brasil, no ano de 2021, de um total de 36,8 milhões de declarações, 869,3 mil caíram na “malha fina”.
O que é a “malha fina”?
Toda Declaração do Imposto de Renda passa por uma análise nos sistemas da Receita Federal, onde serão cruzadas as informações que você declarou com as informações que são fornecidas por terceiros (entidades), que também prestam informações à Receita Federal como as instituições financeiras, planos de saúde, empresas, entre outros.
Durante o processo de análise, se for encontrada alguma suspeita de irregularidade nesses cruzamentos de informações, a sua declaração será analisada de forma mais profunda e criteriosa. Isso que se chama de Malha Fiscal, que é popularmente conhecida como “malha fina”.
Enquanto sua declaração estiver na Malha Fiscal, você não receberá a restituição.
Orientações para evitar cair na “malha fina”
Segundo o portal Agência Brasil, a declaração pré-preenchida da Receita Federal é uma novidade neste ano de 2022 e que ajuda a diminuir os erros e omissões.
No modelo de declaração pré-preenchida, os cidadãos apenas conferem os dados que foram enviados nas declarações das instituições financeiras, empresas, médicos e imobiliárias. O processo é realizado no portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Vale lembrar que a versão está disponível apenas para os contribuintes com certificado digital (tipo de assinatura eletrônica).
Ainda de acordo com informações prestadas à Agência Brasil, é de responsabilidade do contribuinte conferir as informações, comparando com documentos, antes de confirmar os dados.
Também é orientado que o cidadão acompanhe o processamento de sua declaração pelo portal e-CAC.
Check-list das principais orientações para obter sucesso em sua Declaração do Imposto de Renda
De acordo com a Agência Brasil, seguem as orientações para evitar erros na declaração:
- Organizar documentos ao longo do ano ou pelo menos algumas semanas antes do envio da declaração;
- Ser correto com a Receita Federal e comunicar todos os seus rendimentos recebidos no ano anterior e comprovar todos os gastos que geram as deduções;
- Identificar operações que não ocorrem com frequência, a fim de evitar omissão de dados;
- Evitar a inclusão de dependentes em duas declarações;
- Incluir os rendimentos próprios de cada dependente, como filho que recebe pensão de ex-cônjuge;
- Evitar inclusão de despesas médicas indedutíveis ou sem comprovação;
- Revisar a declaração antes de enviar, assim tem chances de evitar erros de preenchimento;
- Acompanhar o processamento da declaração após seu envio. Ficar atento: caso precise retificar dados inconsistentes ou omitidos, faça isso o mais rápido possível.
Com essas dicas a seguir você conseguirá fazer uma boa Declaração do Imposto de Renda.
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