A restituição do Imposto de Renda está demorando a cair na conta dos milhões de brasileiros que ainda aguardam o pagamento. Por conta disso, esperava-se que o governo adiantasse o pagamento para a próxima semana. Isso porque, além de receber o valor na conta, os brasileiros ainda recebem um valor maior que o previsto.
Por isso, hoje vamos entender como ficou o calendário de pagamentos do Imposto de Renda, além de entender como fazer para receber esse dinheiro da forma correta.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda aconteceu dentro do previsto e não há previsão de mudança para o último pagamento. Na verdade, o calendário segue intacto. Na segunda-feira, 31 de agosto, o governo distribuiu os valores do quarto lote. Ao todo, foram R$ 7,5 bilhões distribuídos para 5.632.036 contribuintes que receberam a restituição.
Estimativas iniciais apontavam para 39 milhões de brasileiros declarando os impostos e, por isso, existem diversas rodadas de pagamentos. Confira, abaixo, as datas de consulta e de pagamento dos valores para os brasileiros que ainda vão receber esse dinheiro em setembro:
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda, basta informar alguns de seus dados. Dessa forma, é preciso informar o seu CPF, a sua data de nascimento e também colocar o exercício que deseja consultar, neste caso, 2023. Para ver se você recebeu, basta clicar aqui no dia da abertura da consulta do último lote.
Vale ressaltar que, caso você esteja na lista, a Receita Federal também mostrará os dados da conta onde o depósito será efetuado.
E se eu não receber?
Apesar de ter mais um pagamento previsto para a restituição do Imposto de Renda, a verdade é que muita gente não vai receber o dinheiro na conta. Isso porque, muitas vezes, há erros no sistema que impede o pagamento para o cidadão. Contudo, nesses casos existe uma saída para reaver o dinheiro e usá-lo com sabedoria.
Isso porque, caso a conta cadastrada na declaração do Imposto de Renda não exista ou esteja cadastrada de forma errada, o beneficiário precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, portando seus documentos, para efetuar o saque do valor da restituição do imposto de renda. Vale ressaltar que esses são os únicos casos em que o governo não faz o pagamento.
Dessa forma, se o seu caso não for de conta errada ou de conta já excluída, é um sinal de que você não tinha direito à restituição do Imposto de Renda.