A Receita Federal abriu nesta terça-feira, 24, a partir das 10h, uma consulta pública ao lote residual do Imposto de Renda declarado neste ano. O valor se refere ao exercício de 2022. Ao todo, são 354.509 contribuintes que somam uma restituição de R$ 643,3 milhões. Por isso, são muitas pessoas com direito a esse valor.
Dessa forma, hoje vamos entender o que é o lote residual do Imposto de Renda, além de mostrar como fazer a consulta e onde acessar esse valor.
O que é o lote residual?
O lote residual do Imposto de Renda é algo comum e não há nenhum problema em receber a restituição dessa forma. Contudo, ele deixa um alerta importante para quem chegou nesse ponto, dado que indica sinais de erros na declaração dos dados à Receita Federal. Por isso, é importante ficar atento.
Isso porque o lote residual se destina a pessoas que precisaram fazer a retificações ou outras correções na declaração do Imposto de Renda. Com isso, não existe relação com a malha fina da Receita Federal, que tem outros procedimentos e tem, inclusive, a incidência de multa.
Dessa forma, se você precisou corrigir algum dado da declaração e não recebeu nos lotes padrão, o seu pagamento pode acontecer ainda neste mês. Caso não aconteça, você deve entrar no portal do gov.br para saber como está a sua situação com a Receita Federal.
Para saber se você tem direito ao pagamento do lote residual do Imposto de Renda, basta seguir um simples passo a passo. Isso porque é só ir no site da Receita Federal e, posteriormente, clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois disso, basta clicar em “Consultar a Restituição”.
O pagamento do lote residual acontecerá no dia 31 de outubro, de forma automática, diretamente na conta cadastrada na hora da declaração do Imposto de Renda.
Quem vai receber o lote do Imposto de Renda?
Como dissemos anteriormente, recebe o lote residual do Imposto de Renda todas aquelas pessoas que fizeram retificações na declaração e ainda não receberam a restituição. Contudo, existem alguns perfis diferentes de declarantes, que somam, ao total, mais de 300 mil pessoas.
Dessa forma, o recorte da restituição do Imposto de Renda é o seguinte:
- Idosos acima de 80 anos: 6.106
- Pessoas com 60 a 79 anos: 54.438
- Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 6.491
- Cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério: 16.874
- Declarantes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber via Pix: 119.040
- Contribuintes não prioritários: 151.560
Vale ressaltar que, caso você esteja dentro do grupo a receber, mas não ver o valor na conta bancária no dia 31 de outubro, é simples recuperar o valor. Basta ir até uma agência do Banco do Brasil, portando um documento de identificação, e pedir o pagamento da restituição.