A Receita Federal liberou a consulta à restituição do Imposto de Renda para todos os brasileiros que ainda não receberam o valor. Por isso, agora é possível saber quanto você vai ganhar de volta, além de já ser possível se programar para usar o valor. Isso porque o calendário de pagamentos também está definido.
Dessa forma, hoje vamos entender como consultar se você terá acesso à restituição do Imposto de Renda, além de mostrar quando o valor cairá na sua conta bancária cadastrada.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda aconteceu dentro do previsto e não há previsão de mudança para o último pagamento. Na verdade, o calendário segue intacto. Na segunda-feira, 31 de agosto, o governo distribuiu os valores do quarto lote. Ao todo, foram R$ 7,5 bilhões distribuídos para 5.632.036 contribuintes que receberam a restituição.
Estimativas iniciais apontavam para 39 milhões de brasileiros declarando os impostos e, por isso, existem diversas rodadas de pagamentos. Agora, a quinta rodada já começa a deixar os beneficiários ansiosos para saber qual o valor que cairá na conta. A consulta, consuto, já está aberta. Isso porque a Receita Federal liberou a consulta à restituição do Imposto de Renda na última sexta-feira, 22. Porém, o último pagamento acontecerá no dia 29 de setembro, próxima sexta-feira.
Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda, basta informar alguns de seus dados. Dessa forma, é preciso informar o seu CPF, a sua data de nascimento e também colocar o exercício que deseja consultar, neste caso, 2023. Para ver se você recebeu, basta clicar aqui. Vale ressaltar que, caso você esteja na lista, a Receita Federal também mostrará os dados da conta onde o depósito será efetuado.
O que acontece se eu não receber?
Das 39 milhões de declarações do Imposto de Renda, a grande maioria não receberá o valor de volta. Isso porque algumas pessoas precisam pagar, enquanto outras fecharam o ano pagando o tanto de imposto que deveriam. Contudo, a restituição pode ser de direito, mas não chegar na conta bancária do cidadão.
E isso pode acontecer por dois motivos:
- Conta inexistente
- Conta cadastrada de forma equivocada no sistema
Dessa forma, caso a conta não exista ou você tenha preenchido com erros a declaração, o beneficiário precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, portando seus documentos, para efetuar o saque do valor da restituição do imposto de renda