A Receita Federal paga nesta segunda-feira (31) as restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021, referente ao ano-base 2020, e também de anos anteriores. A saber, os lotes residuais são aqueles que contemplam contribuintes que caíram na malha fina do imposto de renda, mas que regularizaram as suas pendências.
Vale mencionar que 240.744 contribuintes receberão valores que totalizam R$ 281,9 milhões. Desses, R$ 96,66 milhões referem-se a contribuintes com prioridade no recebimento dos valores (idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério).
Para saber se você está entre os contribuintes que irão receber, acesse o site da Receita Federal por meio deste link.
Malha fina
Em setembro, a Receita Federal informou que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021.
Entre os principais motivos de retenção na malha, estão:
- Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual – 41,4%;
- Deduções da base de cálculo – 30,9%;
- Divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física – 20,0%;
- Deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar – 7,7%.
Ao verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve enviar uma declaração retificadora.
Como é feito o pagamento da restituição do imposto de renda?
O crédito é realizado na conta bancária informada na declaração do imposto de renda.
Contudo, se por alguma razão o repasse não for concluído, como por exemplo, se a conta foi encerrada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Dessa forma, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil, por meio deste site, ou ligando para a Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Mas fique atento! Se o valor da restituição não for resgatado no prazo de 1 ano, você deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Leia também: Auxílio Brasil: Perdeu o pronunciamento do Ministro da Cidadania? Confira aqui na íntegra