Com a aproximação da data final para o envio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, do ano-base 2021, a Receita Federal faz alerta quanto ao novo golpe: Confirmação do pagamento da restituição por e-mail.
O prazo final para o envio da Declaração do Imposto de Renda foi prorrogado para 31 de maio.
Sobre o golpe na restituição do IRPF 2022
Segundo a Receita Federal, os criminosos estão buscando as pessoas em processo de declaração do Imposto de Renda, via e-mail, solicitando que os dados sejam confirmados para que haja o pagamento da restituição do IRPF 2022.
A fim de dar credibilidade, os golpistas estão usando nos e-mails imagens fraudulentas com a logomarca feita pela Receita Federal em comemoração aos 100 anos do Imposto de Renda e da conta gov.br. Veja a seguir um exemplo:
O e-mail conta com uma mensagem com um link malicioso que mostra à vítima um falso comprovante de recebimento da restituição. Os criminosos informam alguns dados, que devem ser confirmados pelos contribuintes, para que haja o recebimento via PIX.
Até o momento, não foi divulgada informação sobre o número de pessoas que já sofreram o golpe. No entanto, a Receita Federal reforça o cuidado com e-mails em nome da instituição, lembrando que ela não envia esse tipo de mensagem para os contribuintes. Ressalta, ainda, que todas as informações devem ser confirmadas por meio dos canais oficiais.
De acordo com a nota publicada pela Receita Federal, qualquer mensagem de alerta, via e-mail, por ela enviada, não possui links de acesso e “todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”.
Como consultar a restituição do IRPF 2022?
Para o contribuinte acompanhar o andamento da sua restituição da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2022, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o portal da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal);
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, clique em “Consultar a restituição”, na coluna de Serviços;
- Clique no botão verde “Iniciar” e preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento e preencha o captcha.
Aos contribuintes ativos – que fizeram o envio da declaração do IRPF 2022 – será exibida uma página com as informações.
Caso o contribuinte não seja contemplado com a restituição, o mesmo deverá entrar em contato com o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da sua declaração. Se houver alguma pendência, deverá enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Cronograma da restituição do IRPF 2022
De acordo com a Receita Federal a restituição da Declaração do Imposto de Renda será feita em cinco lotes:
- 1º lote: 31 de maio de 2022;
- 2º lote: 30 de junho de 2022;
- 3º lote: 29 de julho de 2022;
- 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: 30 de setembro de 2022.
A instituição reforça que essas datas são previstas para as declarações processadas que não possuem pendências.
Leia também: Entenda o aviso que aparece no aplicativo do FGTS