Nesta próxima segunda-feira (24), a Receita Federal irá liberar a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. A expectativa é que a consulta esteja liberada a partir das 10h. Contudo, o pagamento do lote será feito apenas no último dia do mês, 31 de julho, para aqueles que entregaram a declaração. Ao todo, serão restituídos de Imposto de Renda 5.631.036 contribuintes, somando um montante total de R$7,5 bilhões.
Dessa forma, para saber se irá receber no terceiro lote, é necessário que o contribuinte acesso o site Meu Imposto de Renda. Em seguida, ele deverá acessar a lista de serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta simples, acessando este link, onde deve ser informado CPF e data de nascimento.
Contudo, caso queira informações mais detalhadas, é necessário acessar o portal e-Cac. No site, o contribuinte poderá verificar o status da sua declaração, bem como verificar se existe alguma pendência ou divergência. Além disso, o contribuinte pode verificar no portal e-Cac se sua declaração caiu na “malha fina“.
Contribuintes que irão receber o 3º lote do Imposto de Renda
Conforme informado anteriormente, a Receita Federal disse que 5,631 milhões de contribuintes irão receber a restituição do Imposto de Renda no terceiro lote. Este número faz parte dos 60% dos contribuintes que enviaram a declaração e que possuem direito a restituição. Confira a lista de quem entrou no terceiro lote da restituição do Imposto de Renda:
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave – 9.740;
- Idosos acima de 80 anos – 16.536;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério – 30.700;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos – 95.047;
- Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março –1.600.964;
- Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a pré-preenchida ou optado por receber via Pix – 3.879.049.
Restituição encerra em setembro
- Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Pessoas com mais 60 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.