A Declaração do Imposto de Renda 2023 se encerra em 31 de maio e muitos brasileiros ainda não realizaram a declaração. Uma das grandes preocupações dos brasileiros é a necessidade de ter que restituir imposto devido para a Receita Federal. Esta situação costuma pegar os brasileiros desprevenidos, dado que o pagamento do imposto acaba não sendo inserido no orçamento familiar mensal. Dessa forma, para fazer o pagamento do tributo deverá ser gerada um DARF ao final da declaração do Imposto de Renda.
O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é nada mais que um boleto utilizado pelo Fisco para realizar o recolhimento de impostos em nosso país. Nesse sentido, o acerto entre a Receita Federal e o contribuinte em relação ao Imposto de Renda costuma ser um dos recolhimentos mais comuns realizados através do DARF. O documento também é utilizado para o recolhimento de outros impostos.
Como gerar a DARF no programa gerador do Imposto de Renda
A emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é feita através do programa de declaração do Imposto de Renda. Após acessar o programa, é necessário ir até a opção “Declaração”, selecionando a opção “Imprimir” e, em seguida, “DARF”. O próprio programa realiza o cálculo de todos os valores a serem pagos pelo contribuinte.
Atualmente, os contribuintes brasileiros podem realizar o parcelamento do DARF que foi gerado após a declaração do Imposto de Renda. A recomendação é, sempre que possível, pagar em cota única devido aos juros. No entanto, em muitas situações existe a impossibilidade do pagamento em cota única por parte dos contribuintes.
Contribuintes que possuem imposto a pagar superior a R$100 no Imposto de Renda 2023 podem parcelar o pagamento em até oito vezes, no entanto, o valor mínimo da parcela deverá ser de R$50. Isso significa que a quantidade de parcelas a serem pagas irá depender do valor do imposto a ser pago.
Os juros cobrados são de 1% sobre o valor da parcela somado da variação mensal da taxa Selic e, caso atrase o pagamento, o valor fica ainda maior, dado que além dos uros, também irá incidir uma multa de 0,33% ao dia até que chegue ao limite de 20% sobre o valor da parcela do DARF. É sempre importante lembrar que a primeira parcela vencerá em 31 de maio e as outras no final de cada mês.
Como parcelar o DARF?
Para realizar o parcelamento do DARF através do programa do Imposto de Renda é necessário localizar a ficha “Resumo da Declaração” no menu que se encontra ao lado esquerdo da tela de preenchimento do Imposto de Renda 2023. Em seguida, selecione a opção “Cálculo do Imposto”, onde constará o valor do “Imposto a Pagar” na parte inferior.
Procure pelo quadro ao lado do direito de “Imposto a Pagar” e acessa a aba “Parcelamento”. Defina o número de parcelas. Para imprimir a Darf, selecione a opção “Imprimir” também no menu ao lado esquerdo utilizando o item “DARF do IRPF”, escolhendo a guia da parcela para pagamento e clique em “OK”. Repita o processo para imprimir as guias das demais parcelas.