A Receita Federal informa que até às 11 horas desta segunda-feira (30) foram entregues 30.917.024 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.
Já são poucos os contribuintes que terão apenas um dia para concluir o documento e realizar a entrega, visto que a expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até esta terça-feira (31), quando termina o prazo.
Está em dúvida ou não tem as informações todas completas? Os especialistas indicam que o ideal é realizar a entrega assim mesmo, para evitar a multa, e depois o contribuinte providencia a correção ou os complementos necessários por meio de uma Declaração Retificadora.
Restituição do imposto de renda
Esta terça-feira (31), será uma data importante também para outra etapa do IRPF. Isso porque teremos o pagamento do 1º lote de restituição do imposto.
Vale destacar que o critério de prioridade é respeitado desta forma:
- Idosos, com prioridade dentre esses para os maiores de 80 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Demais contribuintes.
A saber, quanto antes você entrega a sua declaração do imposto de renda, tem mais chances de receber também a restituição entre os primeiros grupos.
Calendário das restituições
Ao todo, são 5 lotes para os créditos, cujas datas foram divulgadas pela Receita Federal:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 29 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Vale comentar que a partir do pagamento do 2º lote, está previsto um reajuste de 1%, por conta do aumento na Selic, taxa básica de juros na economia.
A saber, o dinheiro cai na conta em nome do contribuinte, informada na declaração do imposto de renda, conforme o calendário apresentado.
Ainda mais, normalmente a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito, para que você possa saber se está incluído naquele referido lote.
Por fim, é interessante destacar que neste ano é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do contribuinte declarante.
Veja ainda: Recuperar senha Caixa Tem: Saiba como resolver o problema