O Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) é obrigatório. Todos os anos, os brasileiros devem enviar a declaração de renda para a Receita Federal. Com base nisso, o Governo Federal consegue estabelecer qual é o valor que o contribuinte deve pagar. É importante salientar que a alíquota do IR é feita de acordo com a faixa de renda da pessoa. Ou seja, quanto mais ela recebe, mais deverá pagar.
Nesse sentido, a Receita Federal permite que o brasileiro pague o Imposto de Renda em até oito vezes. Com o prazo para entregar a declaração do IR chegando ao fim, os pagamentos do tributo já podem ser feitos pelos contribuintes. É válido mencionar que ao optar pelo parcelamento, o brasileiro deverá arcar com juros e taxas altas. Continue lendo esta matéria para mais detalhes do pagamento do IR em 2023.
Saiba como parcelar seu Imposto de Renda 2023
Primeiramente, é importante explicar como a declaração do Imposto de Renda pode ser feita. O contribuinte precisa enviar o documento à Receita Federal até o dia 31 de maio. Contudo, caso ele opte pelo débito automático, precisa enviar o documento até o dia 10 de maio. A partir do momento que ele envia a declaração, o órgão solicita as informações de pagamento.
Vale salientar que para enviar o IR, o contribuinte precisa instalar o software, disponível no site da Receita Federal. Não há como fazer o envio com a versão de 2022. Portanto, o brasileiro deve instalar a versão atualizada, do ano de 2023. Para instalar o programa, basta acessar o site da Receita Federal.
O pagamento do Imposto de Renda já pode ser feito. Diante disso, surge uma dúvida muito comum: ‘vale a pena parcelar o tributo?’. A resposta é depende. Conforme já explicado, os juros em cima do parcelamento costumam ser altos. Afinal, ele está atrelado à taxa Selic que, no momento, é de mais de 13% ao ano.
Caso a pessoa não tenha como pagar todo o valor à vista, pode efetuar o parcelamento em até oito vezes. Mas, se ela tiver todo o dinheiro, o recomendado é que pague tudo de uma vez, para evitar a alta taxa de juro. Pela regra, a parcela mínima deve ser de R$ 50,00. Então, o contribuinte deve fazer um planejamento para descobrir como se livrar das altas taxas de juros do Imposto de Renda.
Novidades da Receita Federal
Neste ano, a Receita Federal anunciou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Quem optar por esta modalidade, poderá entrar para a lista de prioridades da restituição do IR. O mesmo é válido para quem receber o pagamento em Pix, uma vez que facilita o trabalho da Receita Federal.
De acordo com a Fazenda, a estimativa é que cerca de 20% dos contribuintes optem pela declaração pré-preenchida.