Na próxima semana, milhões de brasileiros receberão o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda. O valor entra na conta dos brasileiros e uma pesquisa buscou entender para onde vai esse dinheiro, ou seja, o que as pessoas vão fazer com esse dinheiro. O resultado mostra que os cidadãos ainda estão em apuros.
Por isso, hoje vamos entender como funcionará o pagamento da restituição do Imposto de Renda, além de mostrar como os brasileiros querem gastar esse valor.
Pagamento acontece na próxima semana
O pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda acontecerá na próxima semana. Isso porque o pagamento é mensal e segue um calendário definido. Neste mês, algumas pessoas terão prioridade no recebimento dos valores.
Ao todo, serão distribuídos R$ 7,5 bilhões para 5.138.476 contribuintes que têm direito à restituição. Vale lembrar que o valor cairá na conta cadastrada na hora de finalizar o envio das informações. Além disso, é possível realizar a consulta para saber se, no seu caso, o pagamento acontecerá na próxima rodada.
Segundo a Receita, o pagamento acontecerá para:
- 130.088 idosos com mais de 80 anos;
- 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com deficiência física ou mental;
- 468.889 contribuintes que trabalham no magistério;
- E, por fim, 3.490.513 contribuintes comuns, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o valor pelo Pix.
No portal do e-CAC, os cidadãos também podem consultar o andamento do Imposto de Renda individualmente. Com isso, é possível analisar se a sua declaração tem pendências e, caso tenha, quais os pontos a serem melhorados na declaração. Além disso, o acesso pode ser feito através do celular, tablet ou computadores e notebooks. Para isso, basta fazer o login no Gov.br com suas informações individuais.
Para saber se você vai receber a restituição na próxima rodada, basta acessar o site da Receita Federal.
Onde os brasileiros vão gastar o dinheiro do Imposto de Renda?
Uma pesquisa buscou entender onde os brasileiros vão utilizar o valor da restituição do Imposto de Renda. Na prática, o pagamento acontece quando o Fisco percebe que o cidadão pagou mais imposto que o devido. A devolução acontece, a partir do segundo lote, com correção monetária do período.
Segundo uma pesquisa da Serasa, 30% dos brasileiros vão utilizar o dinheiro do Imposto de Renda para quitar dívidas. Em nota, a empresa diz que “o recurso extra pode ser um aliado para o pagamento de dívidas, trazendo alívio financeiro para quem está inadimplente“. Em segundo lugar, com 23% das intenções, os brasileiros vão usar o valor para investir. Outros 17% afirmaram que vão usar o valor para pagar contas básicas, enquanto 8% querem usar o valor para limpar o nome. Os 7% restantes afirmam que vão gastar o valor com alimentação.
Para especialistas, a quitação de dívidas com a restituição do Imposto de Renda e pagamentos anuais, como o 13° salário, são excelentes estratégias para salvar as finanças.