A Receita Federal já concluiu, até o momento, o pagamento de 4 lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Então, com o avanço do calendário de setembro, quem ainda não foi contemplado está com a expectativa nas alturas para saber quando chegará o novo lote.
Então, ao longo deste artigo, você vai conferir não apenas a data, mas também os detalhes sobre como é realizado o pagamento.
Boa leitura!
Mega-Sena pode pagar R$ 14,5 MILHÕES nesta terça-feira (19); veja até quando apostar
Lote de restituição do Imposto de Renda em agosto
Antes de tudo, cabe lembrar que o quarto lote de restituição do IRPF teve o pagamento realizado no dia 31 de agosto.
Assim, de acordo com informações da Receita Federal, mais de 6 milhões de contribuintes receberam cerca de R$ 7,5 bilhões no total.
Confira também: URGENTE: Brasil terá onda de calor severa com até 45ºC e risco à vida
Último lote de restituição do Imposto de Renda
De acordo com a Receita Federal, ao todo, neste ano, são 5 lotes de restituição do Imposto de Renda.
Confira a programação de todos os lotes (os já concluídos e o último que está por vir):
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Vale lembrar que geralmente a consulta do lote é aberta uma semana antes da data do pagamento. Sendo assim, você conseguirá verificar a partir do dia 22 de setembro.
Veja ainda: Pagamento do Bolsa Família é ANTECIPADO para milhões de beneficiários; veja se está na lista
Onde é feito o depósito da restituição do IR?
Por fim, é importante lembrar que o pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Ainda mais, vale lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Contudo, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Leia também: Calendário INSS está DISPONÍVEL! Consulte os pagamentos de setembro