Começou a temporada de envio da declaração do Imposto de Renda (IR) 2023, sendo assim os contribuintes de todo o Brasil já pode se utilizar do modelo pré-preenchido para economizarem tempo e agilizar o procedimento.
Porém, é preciso salientar que antes do envio de forma imediata, é preciso analisar com cuidado o documento para garantir que todos os dados estão corretos.
Por isso, determine um tempo para verificar a declaração antes de finalizar o envio. Também é importante ter atenção com o prazo, para não correr o risco de ser pego na malha fina e ter problemas com a Receita Federal. Este ano a entrega pode ser feita até o dia 31 de maio.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 já foi disponibilizada pela Receita Federal. Portanto, confira a seguir como preencher a declaração.
Veja como funciona a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Desde a última quarta-feira, dia 15 de março, já se encontra disponível a versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda 2023. A função desta modalidade de declaração consiste em economizar tempo e evitar que sejam cometidos erros na hora de realizar o preenchimento do tributo. Optar pela declaração pré-preenchida ainda garante o recebimento da restituição com antecedência.
A modalidade foi disponibilizada às 9 horas e às 12 horas já haviam sido entregues 565.965 declarações. Deste total, cerca de 288.368 optaram por utilizar a opção pré-preenchida. Dessa forma, neste ano, a declaração em questão é utilizada para facilitar a vida e poupar o tempo dos contribuintes.
O sistema agrega informações atualizadas do ano anterior, são incorporados os dados que foram enviados por empresas, bancos, INSS, planos de saúde, médicos e imobiliárias, por exemplo. Para este ano, a modalidade foi ampliada com mais dados preenchidos de forma automática.
No entanto, caso você tenha optado por preencher o programa da declaração antes do dia 15 de março, é preciso ter atenção, pois a declaração pré-preenchida sobrepõe os dados já preenchidos.
Em 2023, o programa do Imposto de Renda de Pessoa Física foi antecipado para o dia 9 de março. Sendo assim, as pessoas que realizaram o download e já começaram a preencher os dados devem tomar cuidado.
Saiba como utilizar o modelo pré-preenchido e economize tempo
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 já se encontra disponível em todas as plataformas de entrega de declaração, como é o caso do programa para computador e também do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que se encontra disponível para iOS e Android, além do preenchimento feito diretamente no site da Receita Federal.
Para utilizar a modalidade pré-preenchida, então, é necessário que o contribuinte tenha acesso ao sistema gov.br. Ademais, também é preciso que a conta seja de nível “ouro” ou “prata”.
Vale ressaltar ainda que as pessoas que optarem por realizar o procedimento pré-preenchido poderão ter prioridade no momento da restituição do Imposto de Renda. Para receber a restituição com antecedência, também é necessário optar pelo pagamento via Pix e a chave deve ser necessariamente o seu CPF.