A Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda pessoa física (IRPF) do mês de dezembro de 2021 desde o dia 23 deste mês.
A saber, o pagamento será repassado nesta quinta-feira (30).
Siga a leitura para ter mais detalhes e descobrir onde o crédito será efetivado.
Como consultar o lote do imposto de renda?
Para saber se a sua restituição está disponível, você deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Se você identificar alguma pendência na declaração, você pode e deve retificar a mesma, corrigindo as informações necessárias.
Qual o número de contribuintes?
O crédito bancário para 174.482 contribuintes será realizado nesta quinta (30), como mencionado no início do artigo, no valor total de R$ 285.000.000,00.
Desse total, R$ 148.805.340,48 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 4.183 contribuintes idosos acima de 80 anos, 30.866 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 11.367 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 124.715 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 22 de novembro de 2021.
Como você vai receber o pagamento
Vale destacar que o crédito da restituição é realizado na conta bancária que você informou na sua Declaração de Imposto de Renda.
No entanto, se houver algum problema que não permita efetivar o crédito, por exemplo, porque a sua conta foi encerrada, saiba que os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Mas aqui vale ter atenção! Isso porque caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Leia também: Novidades sobre o pagamento retroativo do Auxílio Brasil; confira