Para quem não acompanhou é importante alertar que a Receita Federal creditou nesta quinta-feira (31), as restituições do quarto lote de 2023 para mais de seis milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
A saber, o lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
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Pagamento da restituição do Imposto de Renda
Cabe ressaltar que o pagamento acontece na conta ou na chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), informada na declaração do Imposto de Renda.
Então, caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
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Quem recebeu agora?
Vamos lá! Ao todo, 6.118.310 contribuintes receberam R$ 7,5 bilhões.
Entre eles, são 11.960 contribuintes idosos acima de 80 anos, e 86.427 contribuintes entre 60 e 79 anos.
Ainda mais, são 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 219.288 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
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Mudança na conta
Esse é um ponto bem importante! Se, por algum motivo, a restituição do imposto de renda não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve – acessando o menu Declarações e Demonstrativos – clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Receita Federal
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