A Receita Federal creditou nesta segunda-feira (31), as restituições do terceiro lote de 2023 para mais de cinco milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
A saber, o lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Pagamento da restituição do Imposto de Renda
Cabe ressaltar que o pagamento acontece na conta ou na chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), informada na declaração do Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
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Quem recebeu agora?
Ao todo, 5.632.036 contribuintes receberam R$ 7,5 bilhões.
Desse total, R$ 5.585.384.236,58 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos, e 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos.
São 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Ainda mais, 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Além disso, foram contemplados ainda 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março de 2023.
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Mudança na conta
Se, por algum motivo, a restituição do imposto de renda não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome. Isso, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve – acessando o menu Declarações e Demonstrativos – clicar em Meu Imposto de Renda. Depois, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Receita Federal e da Agência Brasil
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