O pagamento do primeiro lote do Imposto de Renda acontecerá já nos próximos dias. Contudo, com a consulta liberada, muita gente viu que não vai receber no pagamento inicial. Com isso, é preciso entender o calendário completo de pagamento das restituições deste ano, que acontecerão em diferentes etapas, da mesma forma que no ano passado.
Por isso, hoje vamos entender como consultar os valores da restituição do Imposto de Renda, além de mostrar o calendário completo de pagamentos.
Como consultar os valores da restituição?
Para saber se você receberá os valores no próximo dia 31 de maio, é importante entender como saber os valores que você vai receber, onde o valor cairá e, por fim, entender se você vai, de fato, receber nesta data. Isso porque nem todos os brasileiros que já declararam o Imposto de Renda vão receber no primeiro lote, como mencionamos anteriormente.
Em relação ao valor, o programa da Receita Federal mostra, na hora da entrega do Imposto de Renda, o valor a ser restituído. Ele varia para cada pessoa, dado que ele representa o total de impostos pagos a mais no ano anterior.
Por outro lado, antes de enviar as informações, é preciso preencher uma conta bancária, na qual o valor é depositado. Caso haja erros de preenchimento dos dados, o cidadão precisará ir até uma agência do Banco do Brasil para pegar o valor em espécie, ou de outra forma eletrônica.
Por fim, para saber se você vai receber a restituição do Imposto de Renda no próximo dia 31, basta clicar aqui e colocar os seus dados.
O calendário da restituição do Imposto de Renda
O pagamento da restituição do Imposto de Renda, assim como no ano passado, acontecerá de forma parcelada. Isso quer dizer que o Governo Federal não pagará todas as pessoas que tem direito de uma vez só. Ao todo, serão 5 dias de pagamentos, que variam de pessoa a pessoa. De forma geral, quem declara antes tem acesso antecipado ao pagamento.
Confira, abaixo, o calendário completo do pagamento da restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Com isso, quem não receber no primeiro pagamento, precisará esperar mais um mês para receber os valores. Vale lembrar que, a partir do segundo lote, o valor da restituição do Imposto de Renda é corrigido pela taxa Selic, a taxa básica de juros do país.
Para o pagamento do primeiro lote, cerca de 4 milhões de pessoas devem receber o valor. Dessa forma, na preferência, o pagamento acontecerá para idosos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e demais pessoas sem prioridade.
Leia ainda: Vale gás: Excelente notícia para beneficiários em junho, confira