A Receita Federal vai liberar a consulta ao valor da restituição do Imposto de Renda nos próximos dias, agradando milhões de brasileiros ao redor do país. Ao todo, são mais de 30 milhões de declarantes e a rodada representa o 4° lote de pagamento. Dessa forma, quem não receber nesta rodada precisará esperar a última.
Por isso, hoje vamos entender como consultar os valores da restituição do Imposto de Renda, além de entender como fazer para sacar o valor. Vale lembrar que, para especialistas, o dinheiro deve ser usado com sabedoria por quem vai receber.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O calendário segue intacto e acontecerá conforme o previsto pelo governo no início do ano. Na segunda-feira, 31 de julho, o governo distribuiu os valores do terceiro lote. Ao todo, foram R$ 7,5 bilhões distribuídos para 5.632.036 contribuintes que receberam a restituição.
Estimativas iniciais apontavam para 39 milhões de brasileiros declarando os impostos e, por isso, existem diversas rodadas de pagamentos. Confira, abaixo, as datas de consulta e de pagamento dos valores para os brasileiros:
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda, basta informar alguns de seus dados. Dessa forma, é preciso informar o seu CPF, a sua data de nascimento e também colocar o exercício que deseja consultar, neste caso, 2023. Para ver se você recebeu, basta clicar aqui no dia da abertura da consulta do próximo lote.
Vale ressaltar que, caso seu nome apareça na lista, a Receita Federal também mostrará os dados da conta onde fará o depósito. Caso a conta não exista ou esteja cadastrada de forma errada, o beneficiário precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, portando seus documentos, para efetuar o saque do valor da restituição do imposto de renda.
Como usar esse dinheiro?
Segundo especialistas, o valor da restituição do Imposto de Renda pode ser uma grande fonte de renda extra para quem quer começar algum projeto. Contudo, é preciso usar o valor com sabedoria, dado que é um pagamento único e não é um valor que entrará de forma recorrente na sua conta bancária. Por isso, ao receber a restituição, já tenha em mente o que fazer com o dinheiro.
Dessa forma, se você tem dívidas, você pode usar o valor para pagar as suas contas atrasadas, ou parte delas. Vale lembrar que, para quem está no Desenrola Brasil, o dinheiro pode servir como um pagamento de entrada. Para quem está fora das dívidas, o dinheiro pode ser usado para constituir uma reserva de emergência, valor que se usa para casos em que o cidadão tem gastos imprevisíveis.
Por outro lado, quem não tem dívidas e já possui uma reserva de emergências pode usar o valor para o lazer ou, ainda, para fazer investimentos mais arrojados, pensando em prazos maiores. Para especialistas, o uso consciente da restituição do Imposto de Renda não pode penalizar o cidadão com parcelamentos ou endividamentos futuros.