Brasileiros que fizeram a declaração do Imposto de Renda podem receber uma boa notícia em breve. Isso porque a Receita Federal prepara uma nova rodada de pagamentos da restituição, que contemplará milhões de pessoas.
Para o próximo pagamento, a entidade vai priorizar aqueles declarantes que optaram por receber pelo Pix.
Dessa forma, hoje vamos entender como saber se você vai receber esse dinheiro, além de mostrar o calendário completo da restituição do Imposto de Renda.
Como consultar os valores?
A Receita Federal pagará a milhões de brasileiros o valor da restituição do Imposto de Renda. O pagamento se refere ao segundo lote, dado que o primeiro teve o pagamento realizado no último dia de declaração, 31 de maio. Para essa rodada, alguns perfis de brasileiros tiveram prioridade para receber o dinheiro na conta.
Ao todo, serão distribuídos R$ 7,5 bilhões para 5.138.476 contribuintes que têm direito à restituição. Vale lembrar que o valor cairá na conta cadastrada na hora de finalizar o envio das informações. Além disso, é possível realizar a consulta para saber se, no seu caso, o pagamento acontecerá na próxima rodada.
Segundo a Receita, o pagamento acontecerá para:
- 130.088 idosos com mais de 80 anos;
- 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 70.589 contribuintes com deficiência física ou mental;
- 468.889 contribuintes que trabalham no magistério;
- E, por fim, 3.490.513 contribuintes comuns, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o valor pelo Pix.
No portal do e-CAC, os cidadãos também podem consultar o andamento do Imposto de Renda individualmente. Com isso, é possível analisar se a sua declaração tem pendências e, caso tenha, quais os pontos a serem melhorados na declaração. Além disso, o acesso pode ser feito através do celular, tablet ou computadores e notebooks. Para isso, basta fazer o login no Gov.br com suas informações individuais.
Para saber se você vai receber a restituição na próxima rodada, basta acessar o site da Receita Federal.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O calendário da restituição do Imposto de Renda já está divulgado e os brasileiros já podem saber se terão direito ou não ao próximo pagamento. Além disso, vale ressaltar que o valor a ser restituído será corrigido pela taxa Selic, mas o valor inicial é o que foi determinado na hora da declaração. Ainda, o valor cai na conta cadastrada por Pix, para quem solicitou, e por transferência normal, para que não solicitou pelo Pix.
Confira, abaixo, o calendário completo da restituição do Imposto de Renda:
- 1º lote: Consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio.
- 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
- 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro
Caso o valor não caia na conta dos brasileiros, a Receita Federal informa que os valores ficarão disponíveis para retirada no Banco do Brasil. Dessa forma, basta ir em qualquer agência do banco e pedir a retirada do dinheiro, já corrigido pela taxa de juros.
Veja ainda: Regras do Minha Casa Minha Vida podem encarecer a conta de luz, entenda