A época do imposto de renda pode ser um problema para a grande maioria das pessoas. Contudo, a maioria dos problemas acontece com o preenchimento errado da sua declaração, o que pode gerar multas, caso caia na malha fina. Diante disso, existem alguns erros bastante comuns que grande parte das pessoas cometem.
Por isso, hoje vamos dar esse alerta para você informando os erros mais comuns na declaração do imposto de renda. Vale lembrar que você pode rever a sua declaração até a data final. Nesse ano, o período vai até 29 de abril. Depois disso, não será possível corrigir ou alterar as informações declaradas à Receita Federal.
Os primeiros erros são básicos
Dos cinco erros mais comuns na declaração do imposto de renda, três deles são bastante comuns e podem facilmente serem driblados por você. Isso porque, na verdade, eles representam mais uma falta de atenção que uma dificuldade, de fato. Por isso, na hora de declarar, é preciso ter bastante cuidado.
O primeiro erro é esquecer de declarar rendimentos. Isso acontece principalmente para quem é autônomo e não tem um informe de rendimentos para se basear. Por isso, ter controle das finanças é fundamental, para que você tenha tudo sob controle. Ainda, o segundo erro é deixar para a última hora. Isso porque, na pressa, você pode esquecer de muitos detalhes e, ao declarar errado, pode ter que pagar multas que são bastante pesadas. Por isso, faça aos poucos, mas não deixe para os últimos dias. O prazo final nesse ano é dia 29 de abril, lembre-se.
O terceiro erro comum é declarar valores diferentes que os informes. E isso é grave e totalmente fácil de driblar. Isso porque basta você revisar os valores do informe de rendimentos para ter certeza de que ele baterá com o da sua declaração do imposto de renda. Mas existem dois erros que talvez você não tenha conhecimento.
Os dois erros no imposto de renda
Os dois erros a seguir são especialmente para quem não tem familiaridade com a declaração do imposto de renda. Essa falta de prática também pode prejudicar você, dado que qualquer informação errada pode fazer um estrago enorme na sua vida financeira.
Por isso, quando for declarar, lembre-se de separar os reais dos centavos por uma vírgula. Separar essas casas com um ponto faz com que o programa leia errado e coloque valores bem superiores na sua declaração. Para isso, a dica é digitar apenas os números, já que o programa separa os centavos automaticamente.
O quinto erro mais comum é para os investidores. Isso porque é comum que pessoas errem os códigos dos fundos de investimentos. Por isso, veja o informe da sua corretora corretamente e busque a classificação oficial do fundo nos sites dos órgãos reguladores, que são a ANBIMA e a CVM.
Com isso em mãos, você tem tudo para fazer uma declaração correta e sem erros. Isso também traz mais tranquilidade para você. Mas na dúvida, opte sempre pela declaração pré-pronta, que também está disponível no programa da Receita Federal.