Chegou a época do imposto de renda e agora é hora de declarar, também, os seus investimentos. E isso é uma tarefa bastante complicada para os investidores iniciantes, apesar de o passo a passo ser bastante simples. Isso porque esse momento é bastante intuitivo no site da declaração e, por isso, você não deve se assustar ao declarar os seus investimentos.
Por isso, hoje vamos falar sobre como declarar os seus investimentos no imposto de renda. Vale lembrar que, antes de fazer qualquer declaração, você precisa retirar o informe de rendimentos na sua corretora ou banco onde seus investimentos estão. Além disso, é preciso pegar os informes no site do Canal Eletrônico do Investidor (CEI).
Como declarar fundos de investimentos e Tesouro Direto?
Os investimentos são separados em duas categorias: a bolsa de valores autônoma ou os produtos emitidos pelo mercado. Nesse tópico, vamos falar sobre a declaração dos fundos de investimentos em geral, além dos produtos do Tesouro Direto. Antes, vale lembrar que a maioria das informações estão no seu informe de rendimentos.
Isso porque os fundos de investimentos são todos declarados na aba “Bens e Direitos”, com o código 7, que representa os fundos de investimentos. Depois disso, você precisa especificar a modalidade do fundo. Para os fundos de renda fixa e os fundos multimercado, o código do imposto de renda é o 1, já que eles sofrem a incidência do come-cotas. Se você investe em fundos de ação com a sigla “FIA”, o código é o 4. Esses dois tipos são os mais populares, mas os FIDC levam o código 10, bem como os fundos de mercado de acesso, de sigla FMA, levam o código 5. Depois de escolher o código, basta colocar o CNPJ do fundo.
Por outro lado, se você investe no Tesouro Direto, você escolherá o código 4, “Aplicações e Investimentos”, na aba “Bens e Direitos”. Depois disso, você colocará o código 2, que se refere aos Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros). Esse é o mesmo código dos produtos de renda fixa. Nesse caso, aqui você colocará o CNPJ da sua corretora.
Declarando ações, FII, ETF e BDR no imposto de renda
Para declarar os produtos comprados diretamente em bolsa no imposto de renda, é importante que você tenha um controle sobre isso em uma planilha. Isso porque essa parte é de total responsabilidade do investidor, que faz as declarações de forma autônoma. Por isso, junte os dados corretamente.
Depois disso, você deve selecionar a aba “Bens e Direitos” novamente, onde vão todos os seus investimentos. O código 7 serve para os ETF e para o FII. O código desses produtos é o 9 e o 3, respectivamente. Aqui, basta ler a especificação do programa da receita.
Para declarar as ações no seu imposto de renda, você irá no código “01 – Ações (inclusive as listadas em Bolsa)”. Depois disso, selecionará o item “03 – Participações societárias”. Aqui, você coloca o nome da empresa, o código de listagem, o seu preço médio e a quantidade de ativos que você tem. Para os BDR, você selecionará o código “04 -Ativos negociados em Bolsa no Brasil (BDRs, opções e outros – exceto ações e fundos)” e depois o código “04 – Aplicações e investimentos”. As informações são similares às das ações.