A maioria dos brasileiros temem cair na malha fina do Imposto de Renda, isso ocorre quando possuem alguma pendência com a Receita Federal. Afinal de contas, existem várias consequências para o contribuinte quando isso ocorre. Nesse sentido, é importante verificar se a declaração foi enviada corretamente, com todas as despesas e receitas daquele ano.
Nos casos em que o contribuinte “cai” na malha fina do Imposto de Renda, muitas vezes ele fica sem saber o que fazer. Acredita que não há como solucionar o problema, sem muita burocracia. Mas, não é bem assim. O processo para corrigir as informações é prático e rápido. Quanto mais cedo for feita a correção, menos consequências ele terá.
A boa notícia é que este procedimento pode ser feito 100% online, assim como o envio da declaração. Continue lendo esta matéria para saber como regularizar sua situação com a Receita.
Caí na malha fina do Imposto de Renda, e agora?
Primeiramente, é importante explicar quais são as consequências da malha fina do Imposto de Renda. Como já dito antes, existem várias penalidades para quando isso ocorre. De forma geral, o contribuinte deixa de receber a restituição no primeiro lote, quando ele possui esse direito. Porém, caso ele também pode arcar com juros, multas e, em casos mais graves, responder criminalmente.
Para evitar o problema, é importante prestar atenção em todas as informações enviadas na declaração anual do IR. Uma vez que o contribuinte possui alguma pendência, pode solucionar o problema de forma simples e rápida no site da Receita Federal. Não existe um prazo para tal, mas quanto mais cedo sair da malha, menos multas deverá pagar.
Além disso, o contribuinte deverá verificar o motivo de entrar na malha fina do Imposto de Renda, por meio do extrato do IR. Assim, basta corrigir as informações erradas. Em alguns casos, precisará ir atrás da documentação correta. Ao acessar o programa do IR 2023, é preciso selecionar a opção de ‘Declaração Retificada’.
O programa irá exibir a declaração do cidadão, que poderá editá-la com as informações corretas. Caso precise, também existe a possibilidade de enviar os documentos corretos. Vale salientar que os juros cobrados do IR aumentam com os dias. Portanto, é importante fazer o procedimento rapidamente. Caso o valor do tributo não se altere com as modificações, o contribuinte não precisará pagar juros.
Como enviar a declaração da forma correta?
Para não cair na malha fina do Imposto de Renda, o contribuinte precisa enviar a declaração corretamente. É importante que todas as receitas tributáveis constem no documento. Além de seus salários, é válido colocar aluguéis, rendimentos de aplicações, entre outros.
O mesmo é válido para as despesas que podem ser restituídas. Ou seja, despesas com saúde, educação, doações, devem constar na declaração anual do Imposto de Renda de 2023.