O penúltimo lote do Imposto de Renda foi pago no último dia de agosto para milhões de pessoas. Contudo, muita gente ainda segue esperando o recebimento dos valores, o que deve acontecer, sem falta, no último dia útil de setembro. Isso porque o 5º lote de pagamentos acontecerá neste mês para todos os que não receberam ainda.
Por isso, hoje vamos entender como vai funcionar essa última rodada, além de entender como ter acesso a esse dinheiro de forma facilitada.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda aconteceu dentro do previsto e não há previsão de mudança para o último pagamento. Na verdade, o calendário segue intacto. Na segunda-feira, 31 de agosto, o governo distribuiu os valores do quarto lote. Ao todo, foram R$ 7,5 bilhões distribuídos para 5.632.036 contribuintes que receberam a restituição.
Estimativas iniciais apontavam para 39 milhões de brasileiros declarando os impostos e, por isso, existem diversas rodadas de pagamentos. Confira, abaixo, as datas de consulta e de pagamento dos valores para os brasileiros que ainda vão receber esse dinheiro:
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda, basta informar alguns de seus dados. Dessa forma, é preciso informar o seu CPF, a sua data de nascimento e também colocar o exercício que deseja consultar, neste caso, 2023. Para ver se você recebeu, basta clicar aqui no dia da abertura da consulta do último lote.
Vale ressaltar que, caso você esteja na lista, a Receita Federal também mostrará os dados da conta onde o depósito será efetuado. Caso a conta não exista ou esteja cadastrada de forma errada, o beneficiário precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, portando seus documentos, para efetuar o saque do valor da restituição do imposto de renda.
Valor será maior que o mostrado na declaração
Vale lembrar que os pagamentos dos lotes posteriores se caracterizam por colocar valores maiores na conta do cidadão. Isso porque, à medida em que o cidadão espera o dinheiro, o governo é obrigado a corrigir pelos rendimentos da taxa Selic. Por isso, quem recebe do segundo lote em diante acaba recebendo mais do Governo Federal.
Por conta disso, quem recebeu o pagamento no dia 31 de agosto teve um reajuste de 3,32%, referente ao rendimento desse investimento desde 31 de maio, último dia da declaração. Com isso, os cidadãos podem investir esse valor e continuar os rendimentos ou, ainda, podem usar o dinheiro para quitar as dívidas em atraso.
Para o próximo ano, especialistas afirmam que o cidadão precisa adotar estratégias que aumentem a restituição. Além disso, vale ressaltar que o governo aumentou a faixa de isenção, o que ajuda todos os brasileiros.