O pagamento do 5º lote da restituição do imposto de renda será realizado na próxima semana, no dia 30 de setembro. Fique atento, pois em breve a Receita Federal deve liberar a consulta deste lote.
Vale informar que os lotes anteriores foram pagos nas seguintes datas: 31 de maio, 30 de junho, 30 de julho e 31 de agosto. O último lote acontece no dia 30 de setembro.
A restituição do imposto de renda é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Isto é, se você pagou a menos, tem saldo a pagar; e se pagou a mais, tem saldo a ser restituído e pode resgatá-lo.
Como consultar o 5º lote?
Como mencionado, é preciso acompanhar quando a Receita vai liberar essa consulta. A saber, geralmente ela é concedida com uma semana de antecedência do pagamento do lote.
Assim sendo, como a data do calendário é dia 30 de setembro, a consulta pode ser aberta no dia 23 de setembro.
Dessa forma, ao ter essa confirmação, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
Caso você identifique alguma pendência na sua declaração, saiba que pode e deve retificar a mesma, corrigindo as informações que tenham sido informadas de forma indevida.
Pagamento da restituição do imposto de renda
O crédito será realizado na conta bancária que você informou na sua declaração. Por esse motivo, se houver algum problema na realização do pagamento, como por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Acontecendo de o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Leia também: Sexta parcela do auxílio emergencial: Até R$ 375 para apenas um grupo; saiba qual