A Receita Federal vai realizar o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda na próxima segunda-feira (31).
De acordo com o órgão, o crédito vai alcançar 5.632.036 contribuintes e chega ao total de R$ 7,5 bilhões em pagamentos.
Desse total, R$ 5.585.384.236,58 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade, sendo 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos, 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Além disso, foram contemplados ainda 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março de 2023.
Cabe mencionar que esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Ainda mais, vale lembrar que o pagamento da restituição é feito na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda.
Como consultar se já vou receber a restituição do Imposto de Renda?
Para conferir se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Imposto de Renda”. Depois, basta clicar em “Consultar a Restituição“.
A Receita Federal lembrou que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Lotes já estão programados
A saber, o repasse dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda seguirá um cronograma de cinco lotes, segundo informações da Receita.
Acompanhe as datas:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Veja ainda: Bolsa Família de julho: Benefício AUMENTOU ou DIMINUIU? Confira os valores
Malha fina
Ao realizar a consulta da restituição do IR, o contribuinte também poderá saber se existe alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.
Então, para saber se está na malha fina, o contribuinte também pode acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Confira também: Na ponta do dedo: Veja como acessar o seu FGTS pelo celular
Pagamento da restituição do IR
Como mencionado, o crédito da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
No entanto, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Leia ainda: VALORES A RECEBER: Já sacou a sua grana? Veja como saber se tem dinheiro esquecido