O ano está chegando ao fim e, com isso, é hora de começar a se preparar para a declaração do Imposto de Renda de 2024. Por mais que pareça cedo, essa época é excelente para fazer isso, dado que pouca gente se adianta dessa forma. Além disso, para aumentar a sua restituição no próximo ano, alguns produtos devem ser contratados até dezembro.
Por isso, hoje vamos entender o que fazer para se preparar para o Imposto de Renda de 2024 com calma. Além disso, vamos entender como ganhar mais dinheiro (ou pagar menos) na próxima declaração.
Você pode deduzir gastos na declaração de 2024
Existem alguns gastos que são dedutíveis do Imposto de Renda e a regra ainda valerá para o ano que vem. Com isso, alguns pais e responsáveis conseguem aumentar a restituição, que representa o imposto a mais arrecadado durante todo o ano pelo declarante.
De forma geral, gastos com educação e saúde são os mais dedutíveis. Dessa forma, é possível retirar do Imposto de Renda os gastos com mensalidades escolares e algumas tarefas extracurriculares dos dependentes. Contudo, esse tipo de gasto tem um valor máximo de dedução, atualmente em R$ 3.561,50 por dependente.
Por outro lado, os gastos com saúde possuem abatimento ilimitado no Imposto de Renda. Por isso, sempre que pagar por uma consulta médica, exija a nota fiscal e guarde ela para o momento da declaração anual.
Contudo, existe uma forma ainda mais simples e fácil para quem quer aprimorar o planejamento financeiro e, ainda, aumentar a restituição do Imposto de Renda. Estamos falando da previdência privada.
Com essa modalidade de investimentos, você pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual na próxima declaração. Porém, a medida só vale para quem faz a declaração completa. Veja aqui como contratar uma previdência da forma correta.
Outros documentos necessários para o Imposto de Renda
Além das notas fiscais de gastos com educação e com saúde, outros documentos são exigidos na hora de fazer a sua declaração para a Receita Federal. Por isso, é hora de ir atrás desses documentos e, com isso, conseguir fazer a declaração de forma mais simples.
Confira, abaixo, outros documentos necessários:
- Documento de identificação;
- CPF dos dependentes;
- Comprovantes de aluguéis, pensões alimentícias e outros rendimentos;
- Documento de compra ou venda de veículos, motos, imóveis ou embarcações em 2023;
Além desses documentos, casos mais específicos podem exigir documentações diferentes. Por isso, especialistas recomendam que o cidadão não deixe para coletar os documentos do Imposto de Renda na última hora.