Como anunciado anteriormente pela Receita Federal, o período para envio da declaração anual do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15), às 9h.
E atenção! O prazo final neste ano é dia 31 de maio.
Ainda mais, saiba que o programa gerador do Imposto de Renda (IR) também já foi liberado para download e você pode ter acesso neste link.
A saber, a Receita Federal espera um aumento de até 8,8% no número de declarações entregues neste ano em relação a 2022, chegando aos 39,5 milhões de documentos. Já as restituições serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio.
Mudanças para o Imposto de Renda 2023
Uma das principais mudanças anunciadas pela Receita para a declaração do Imposto de Renda 2023, diz respeito à possibilidade de o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do prazo de entrega.
Então, com essa alternativa, os dados do contribuinte são preenchidos a partir do que é informado previamente na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro.
No entanto, a Receita alerta que é obrigação do contribuinte revisar todas as informações, aplicando as alterações que se façam necessárias, se for o caso.
Ainda mais, é preciso saber que a declaração pré-preenchida é uma opção exclusiva para os usuários dos níveis prata e ouro da conta Gov.br.
Leia ainda: Calendário do Bolsa Família do mês de março: Conheça a programação de PAGAMENTOS
Como fazer a declaração do Imposto de Renda?
Você vai precisar seguir diversas etapas para garantir a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. Vamos lá?
Providencie o download do programa
O primeiro passo para a declaração do Imposto de Renda 2023 é instalar o programa da Receita Federal, disponível neste link.
Vale destacar que os programas estão disponíveis para download tanto pelo computador quanto pelo celular.
No entanto, é preciso ressaltar que em alguns casos a declaração também poderá ser feita online.
Aqueles que não poderão usar o app ou versão online são aqueles que tenham tido rendimento tributável ou não, superior a R$ 5 milhões; do exterior; relativo à recuperação da parcela isenta da atividade rural; ou correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.
Separe a documentação para o imposto de renda
Providencie os documentos necessários, tais como informes de rendimentos da empresa em que trabalha, de instituições financeiras e de outras rendas recebidas no ano passado.
Clique neste link para acessar um artigo com detalhes sobre a documentação.
Declaração ou retificação
Ao abrir o programa do Imposto de Renda 2023, clique na aba ‘nova’ e escolha a opção “Declaração de ajuste anual”.
Depois, basta selecionar a opção ‘Iniciar Importando Declaração de 2022’ se a sua declaração do ano passado estiver no mesmo computador. Caso contrário, clique em ‘Iniciar Declaração em Branco’.
VOCÊ SABIA? Cartão de Débito do BOLSA FAMÍLIA tem funções surpreendentes
Dados cadastrais
Em primeiro lugar, preencha os dados pessoais, tais como endereço e CPF.
Então, clicando em ‘Identificação do Contribuinte’, você também deve informar o número do recibo da declaração entregue no passado, o número do título eleitoral e a sua ocupação.
No alto da página, clique em ‘Declaração de Ajuste Anual Original’ — que indica que essa é uma nova declaração. A outra opção, ‘Declaração Retificadora’, deve ser usada para enviar uma correção à declaração anterior referente ao mesmo ano.
Rendimentos
Em resumo, tudo que é informado pelas fontes pagadoras e instituições financeiras precisa ser declarado. Caso contrário, o contribuinte corre o risco de cair na malha fina.
Portanto, será necessário pegar o informe da sua empresa e do banco e declarar os rendimentos do ano passado.
Na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo Titular”, precisam ser informadas todas as fontes pagadoras e todos os valores recebidos em 2022.
Rendimentos isentos e não tributáveis, como bolsas de estudo e ganhos com a poupança, devem ser informados em ficha específica. Já os rendimentos com aplicações financeiras e participação nos lucros e resultados devem ser informados na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”.
Bens e direitos
Aplicações financeiras, saldo em conta corrente e bens como imóveis e veículos devem ser informados na ficha “Bens e direitos”, com o valor em reais em 31 de dezembro de 2021 e no final de 2022.
BOLSA FAMÍLIA: Prazo para recadastramento vai ATÉ DEZEMBRO; veja como fazer
Pagamentos efetuados
Os gastos com despesas dedutíveis e que podem ser comprovadas, como pagamentos com saúde e educação, devem ser declarados na ficha “Pagamentos efetuados”, e precisam ser informados o CNPJ ou CPF da instituição ou do profissional.
Revisão de pendências
Veja que ficará disponível um botão “verificar pendências”. Ao ser acionado, caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, o próprio programa fará o alerta e sinalizará o que precisa ser corrigido.
Versão completa ou simplificada
Por fim, o último passo é escolher o modelo de tributação: por deduções legais, chamada declaração completa, ou por desconto simplificado.
A saber, o próprio programa indica qual a opção mais vantajosa no seu caso, ou seja, aquela que oferece o maior valor de restituição ou menor valor de imposto a pagar.
Indique a conta para restituição
Para os contribuintes com direito à restituição do imposto de renda, o sistema pede que seja informado o banco, a agência e conta corrente para o depósito. Já quem tiver imposto a pagar, pode optar por parcelar a quantia em até 8 cotas.
Aqui, vale ressaltar que aquele que optar pela modalidade PIX para a restituição, terá prioridade. Clique aqui para saber mais sobre essa novidade.
Envio da declaração do Imposto de Renda 2023
Para concluir, basta clicar em “Entregar Declaração”, no canto esquerdo inferior da tela. A declaração é salva automaticamente.
Uma nova caixa aparecerá na tela, pedindo que o contribuinte selecione a declaração a ser entregue. Depois basta clicar em OK, e a sua obrigação está finalizada.
Confira também: PIS PASEP: Pagamento do 2º lote começa HOJE (15)! Veja como sacar o dinheiro