Na terça-feira (30), a Receita Federal realiza o pagamento de um lote residual do Imposto de Renda 2021.
Assim, serão contemplados 260.412 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com valor total do crédito de R$ 450 milhões.
Desse total, R$179.055.455,43 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 4.623 contribuintes idosos acima de 80 anos, 37.928 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.751 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 14.442 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Foram contemplados ainda 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 9 de novembro deste ano.
Como consultar a restituição do imposto de renda 2021?
Para saber se está entre os contribuintes deste lote, acesse o site da Receita Federal por meio deste link.
Então, no formulário apresentado, preencha o número do seu CPF, data de nascimento, digite os caracteres de validação da consulta e por fim, clique no botão “Consultar”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
A saber, caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Como é feito o pagamento?
O crédito se aplica na conta bancária informada na declaração do imposto de renda.
No entanto, se por algum motivo o pagamento não for possível, como por exemplo, por encerramento da conta, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Assim, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil, por meio deste site, ou ligando para a Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Por fim, saiba que se o valor de sua restituição não for resgatado no prazo de 1 ano, você deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Lote residual do imposto de renda
Os lotes residuais enquadram os contribuintes que caíram na malha fina do imposto de renda, e que tenham regularizado a sua situação.
Dessa forma, entre os principais motivos de retenção na malha estão:
- 41,4% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);
- 30,9% – Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas);
- 20,0% – Divergências no valor de IRRF entre o que consta em DIRF e o que foi declarado pela pessoa física;
- 7,7% – Motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.
Com informações da Receita Federal
Veja também: Auxílio Emergencial: NOVO lote com pagamento hoje; saiba quem tem direito