A Receita Federal paga nesta terça-feira (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. A saber, o órgão vai pagar R$ 6,3 bilhões a mais de 3,38 milhões de contribuintes do país que aguardam ansiosamente pela data. Aliás, hoje também é o último dia para do prazo para a entrega da declaração do imposto.
Veja abaixo quem são os contribuintes que vão receber a restituição do imposto de renda nesse primeiro lote:
- 226.934 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 2.305.412 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 149.016 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
- 702.607 contribuintes com o magistério como maior fonte de renda.
Em resumo, estes contribuintes possuem prioridade legal e não seguem fila da restituição. Por isso, não importa o momento em que enviaram a declaração à Receita Federal.
Por outro lado, os demais contribuintes seguem uma fila para receber o pagamento. Nesse caso, quem enviou mais cedo a declaração à Receita Federal tende a receber a restituição mais cedo também. Isso só não acontecerá se houver alguma inconsistência no documento enviado ou se o contribuinte tiver enviado posteriormente uma declaração retificadora.
Veja abaixo o calendário de pagamento dos próximos lotes
Além deste primeiro lote de restituição, a Receita Federal já definiu a data dos outros quatro lotes. Em suma, o pagamento ocorrerá no final dos próximos quatro meses. Veja abaixo quais são as datas dos pagamentos:
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 29 de julho
- 4º lote – 31 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
Há uma novidade neste ano: o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir de imposto via Pix.
Também vale destacar que, a partir do pagamento do 2º lote, há uma previsão de reajuste de 1% nos valores devido ao aumento da taxa básica de juro da economia. A saber, a Taxa Selic já subiu dez vezes consecutivas desde março do ano passado. Com o último aumento, realizado neste mês, a taxa chegou a 12,75% ao ano, maior patamar desde 2017.
Leia Também: Nubank: saiba como aumentar o limite do seu cartão de crédito